Informação profissional para a agricultura portuguesa

Desenvolvido observatório para monitorizar o impacto das alterações climáticas na vinha

22/02/2022
Plataforma já está disponível online para a Região Demarcada do Douro.
foto

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), a GEODOURO, a Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense (ADVID) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) desenvolveram uma infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) Temática para apoio à gestão das alterações climáticas na vinha. A plataforma, concebida no âmbito do projeto INFRAVINI, está disponível online para a Região Demarcada do Douro, mas pretende ser ampliada a outras regiões.

As temperaturas mais altas, as vagas de calor associadas a ventos fortes, as chuvas intensas ou a seca afetam todos os anos a produtividade das videiras. Por estes motivos, a adaptação às alterações climáticas é um dos maiores desafios para o setor vitivinícola, quer numa perspetiva de dimensão temporal, quer espacial.
Lino Oliveira, investigador do INESC TEC, explica que “temporalmente, as estratégias e políticas de adaptação têm que lidar com impactos potenciais a curto e longo prazo e que, espacialmente, é fundamental decidir sobre as adaptações específicas baseadas em cada local”.
A nova plataforma INFRAVINI permite contribuir para minimizar os custos e os riscos de produção, através de uma melhor gestão e monitorização do impacto das alterações climáticas na vinha. A infraestrutura desenvolvida adquire e disponibiliza dados geoespaciais relevantes sobre as alterações climáticas, inclui indicadores climáticos e agronómicos, permitindo o cruzamento e a normalização da informação sensorial local e climática previsional. A solução dispõe ainda de um observatório que monitoriza o impacto da variabilidade meteorológica, com integração de redes de sensores existentes na Região Demarcada do Douro, que foi escolhida como piloto para a instalação da IDE.
O INFRAVINI é um projeto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em co-promoção, financiado pelo Quadro Comunitário Portugal 2020.
Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.Agrogarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.STET

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial