Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Candidataram-se 1.318 empresas

Prémio Nacional de Agricultura distingue inovação, empreendedorismo e sustentabilidade

10/03/2022
Salvador Guedes, ex-administrador da Sogrape, homenageado com o Prémio Personalidade pelo seu percurso e contributo para o setor.
Imagen

Os vencedores da 10ª edição do Prémio Nacional de Agricultura já são conhecidos. A divulgação foi feita numa cerimónia que distinguiu os casos de sucesso nacionais da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária. A iniciativa organizada em parceria pelo BPI, Correio da Manhã e Jornal de Negócios, com o patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e o apoio da PwC, contou com mais de 1.300 candidaturas.

Este ano foi distinguido, na categoria especial 'Personalidade', Salvador Guedes, ex-administrador da Sogrape, pelo seu percurso e contributo para o setor. Ao longo da sua liderança, conduziu a Sogrape no processo de internacionalização da produção e desenvolvimento de uma rede de distribuição global, levando as marcas do grupo a todo o mundo.

No evento foram divulgados os vencedores das cinco categorias a concurso - Jovens Agricultores, Empresário em Nome Individual, Agricultura Digital, Agricultura Exportadora e Agricultura Sustentável, tendo sido reconhecidos pelo júri as seguintes empresas e
empresários:

1. Jovem Agricultor: Marta Carvalho
Menção honrosa: Gonçalo Rocha
2. Empresário em Nome Individual: Ferdinando Bernardino de Freitas
Menção honrosa: Positive Gravity
3. Agricultura Digital: Quinta do Vallado
Menção honrosa: Agriangus
Menção honrosa: BDP Bagas de Portugal
4. Agricultura Exportadora: Casa Santos Lima
Menção honrosa: NativaLand
Menção honrosa: Frutas Patrícia Pilar
5. Agricultura Sustentável: Ramirez & Ca. (Filhos).

A abertura do evento esteve a cargo de Armando Esteves Pereira, Diretor-Adjunto do Correio da Manhã, e de Pedro Barreto, Administrador da Banca de Empresas e Institucionais do BPI. Seguiu-se um debate sob o tema 'Agricultura: balanço dos últimos 20 anos e perspetivas para o futuro' com a participação de Eduardo Sousa, Presidente da Direção Confederação dos Agricultores de Portugal, José Pedro Salema, Presidente Conselho Administração da EDIA, e Arlindo Cunha, ex-ministro da Agricultura e Conselheiro Nacional do PSD e Membro do Conselho Estratégico Nacional.

O encerramento institucional esteve a cargo de Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura. Pedro Barreto, Administrador da Banca de Empresas e Institucionais do BPI, sublinhou o número recorde de projetos de empresas participantes de todo o país na edição deste ano, salientando também a qualidade das propostas.

“O Banco BPI tem sido muito ativo no setor na última década no apoio a projetos relevantes de investimento agrícola, acompanhando o que de melhor se faz em Portugal e as tendências do setor. Os agricultores portugueses continuam a demonstrar uma enorme resiliência, estando de parabéns pela forma como estão a investir na digitalização e em propostas inovadoras, bem como pelo seu esforço de transição para a sustentabilidade, através de uma melhor gestão de recursos”.

BPI apoia empresas do setor da Agricultura

O dinamismo e a resiliência da agricultura portuguesa são o reflexo da aposta na promoção da inovação e competitividade, que permitem que o setor se afirme com uma presença forte e crescente em Portugal e no estrangeiro.

O BPI afirma-se como um parceiro para as empresas do setor da agricultura. É banco oficial da Ovibeja (desde 2012), da Feira Nacional de Agricultura (desde 2014) e patrocinador da Agroglobal e do Colóquio do Milho, feiras agrícolas realizadas em Portugal, reforçando assim a proximidade com os profissionais do setor.

Com o objetivo de dar resposta a necessidades específicas de Clientes, o Banco dispõe de soluções completas e competitivas para ajudar as empresas a enfrentar os grandes desafios do presente e do futuro e dispõe de uma equipa dedicada de especialistas que tem como foco, entre outros, a estruturação de financiamentos do setor, na promoção de uma agricultura inovadora e sustentável.

O BPI é líder no financiamento de curto prazo ao setor agrícola, com uma quota de 59% no n.º total de adiantamentos de subsídios à exploração concedidos pelo IFAP e validados pela CAP (dez. 21) e 64% no crédito de campanha com apoio do IFAP às unidades produtivas dos setores da agricultura, silvicultura e pecuária (janeiro 22).

REVISTAS

Olival 2024Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    08/05/2024

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial