Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Setor agrícola

A poupança de água nas culturas: soluções ecológicas do século XXI

Parceria Selectra/Agriterra13/04/2022

A água é um fator limitante para a produção em muitas partes do nosso planeta e é importante para a nossa sobrevivência. Poupar na água em casa não é importante apenas para o nosso bolso, mas para um consumo mais sustentável dos recursos do planeta. Para que tenhamos mais consciência da importância de ter acesso a um serviço tão básico como a água potável, é importante saber que 783 milhões de pessoas ainda não têm acesso a este bem.

Imagen

No setor agrícola, o consumo de água é de extrema importância pois permite aumentar a produção de alimentos e a quantidade de terra utilizada para a agricultura quando usada corretamente. Normalmente, a irrigação das culturas é feita a partir de água do subsolo, reservatórios e rios. No entanto, estima-se que apenas 16% das terras agrícolas do mundo possuem irrigação.

Problemas da rega tradicional

O aspeto mais negativo é que a agricultura de rega requer muita água, tanto que nas zonas onde se leva a cabo se têm notado consequências prejudiciais à hidrologia regional. Um dos principais fatores que causam essas consequências é que a água é consumida a uma velocidade muito maior do que é reposta na recarga das águas pluviais. Este uso excessivo causa transtornos geológicos, como a entrada de nas áreas próximas à costa. Portanto, consumir água do subsolo implica esgotar os recursos das gerações futuras. É um bem raro que deve ser muito bem cuidado.
A agricultura tradicional não é sustentável, está mais do que comprovado que as práticas utilizadas anteriormente tendem a favorecer a alta produtividade a curto prazo, mas comprometem a produtividade das culturas no futuro.
Os recursos rurais, como a diversidade genética, o solo e a água, têm sido explorados em demasia. As estruturas ecológicas em que se baseia a agricultura têm sido desgastadas e até erradicadas. Como responsáveis por oferecer um bom produto da terra que respeite o meio ambiente, temos a obrigação de adotar medidas nesse sentido.

Soluções

Telecontrolo, automatização de rega e fertirrigação

Uma das alternativas possíveis é instalar um sistema à medida de telecontrolo e automatização que permite monitorizar a irrigação das culturas em tempo real. Isto permitirá que a rede seja controlada remotamente, incluindo as lagoas, as bombas, os medidores e todo o processo intermédio.

A vantagem disto, é que não só se poupa custos atuais, mas também reduzirá a probabilidade de incorrer em custos futuros, reduzindo as rupturas que ocorrem no desenvolvimento natural da atividade de produção e ao notificar-nos também, de forma imediata sobre avarias e ruturas.

O que vamos fazer principalmente, que é poupar água, é resolvido na medida em que este sistema permite dosear a irrigação no terreno, para que não se consuma mais recursos do que o necessário.

Instalações de irrigação agrícola

Consiste na contratação de especialistas que aconselham na escolha do cultivo mais adequado para as terras e elaboram um plano que inclui o projeto e construção das instalações de irrigação mais convenientes para otimizar água, energia e rendimento.

O lucro obtido aqui é composto basicamente por duas vantagens: por um lado, obtém-se uma maior rentabilidade das explorações, o que se traduz em melhores preços para o agricultor. E, por outro lado, tratando-se de uma única entidade responsável, é possível evitar complicações e que se sobreponham construtores.

Instalações de reaproveitamento de água

Outra das opções mais interessantes é continuar a aproveitar a água com uma solução mais avançada. Trata-se de um projeto de engenharia que garante a qualidade da água que é reutilizada. É, sem dúvida, uma escolha a ter em conta, sobretudo no que diz respeito ao ambiente.
foto

REVISTAS

Fna25

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    19/05/2025

  • Newsletter Agriterra

    12/05/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial