A água é um fator limitante para a produção em muitas partes do nosso planeta e é importante para a nossa sobrevivência. Poupar na água em casa não é importante apenas para o nosso bolso, mas para um consumo mais sustentável dos recursos do planeta. Para que tenhamos mais consciência da importância de ter acesso a um serviço tão básico como a água potável, é importante saber que 783 milhões de pessoas ainda não têm acesso a este bem.
No setor agrícola, o consumo de água é de extrema importância pois permite aumentar a produção de alimentos e a quantidade de terra utilizada para a agricultura quando usada corretamente. Normalmente, a irrigação das culturas é feita a partir de água do subsolo, reservatórios e rios. No entanto, estima-se que apenas 16% das terras agrícolas do mundo possuem irrigação.
Telecontrolo, automatização de rega e fertirrigação
Uma das alternativas possíveis é instalar um sistema à medida de telecontrolo e automatização que permite monitorizar a irrigação das culturas em tempo real. Isto permitirá que a rede seja controlada remotamente, incluindo as lagoas, as bombas, os medidores e todo o processo intermédio.
A vantagem disto, é que não só se poupa custos atuais, mas também reduzirá a probabilidade de incorrer em custos futuros, reduzindo as rupturas que ocorrem no desenvolvimento natural da atividade de produção e ao notificar-nos também, de forma imediata sobre avarias e ruturas.
O que vamos fazer principalmente, que é poupar água, é resolvido na medida em que este sistema permite dosear a irrigação no terreno, para que não se consuma mais recursos do que o necessário.
Consiste na contratação de especialistas que aconselham na escolha do cultivo mais adequado para as terras e elaboram um plano que inclui o projeto e construção das instalações de irrigação mais convenientes para otimizar água, energia e rendimento.
O lucro obtido aqui é composto basicamente por duas vantagens: por um lado, obtém-se uma maior rentabilidade das explorações, o que se traduz em melhores preços para o agricultor. E, por outro lado, tratando-se de uma única entidade responsável, é possível evitar complicações e que se sobreponham construtores.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa