Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Electrocoup F3020: Infaco lança nova linha de tesouras de podar elétricas

Redação Agriterra16/05/2022

A mais recente linha de tesouras de podar elétricas Electrocoup foi revelada mundialmente pela Infaco a 31 de março de 2022 em Albi, no Tarn (França). A F3020 é a sucessora da famosa F3015, sendo esta a 9ª geração da longa série. A apresentação em Portugal teve lugar a 14 de maio, na sede da empresa Lisagri, em Leiria, importador oficial da marca para Portugal. 

foto
A 9.ª geração da tesoura elétrica Electrocoup – o modelo F3020.

A apresentação da tesoura foi inserida no dia da inauguração das instalações da empresa e no âmbito da comemoração dos 37 anos da companhia. A parte da manhã contou com um evento privado para os revendedores/comunicação social, com o objetivo de apresentar o novo modelo da tesoura. Já durante a tarde de dia 14 de maio, teve lugar a inauguração das instalações, aberta aos clientes e amigos da Lisagri.

Daniel Delmas, 'pai' desta nova gama, inventou a primeira tesoura de podar elétrica do mundo, que funcionava com bateria durante o inverno de 1984-85. Apoiado pela sua esposa Michelle, também envolvida na aventura, viviam no vinhedo milenar de Gaillac, no Tarn, e geriam, na época, uma bomba de gasolina. A estação de serviço era dos pais de Daniel, recentemente reformados.

O ano de 1985 foi um ano histórico e marcante tanto para o casal Delmas, através da invenção do Daniel, que começava a ver a luz do dia, como para todo o povo francês, devido a um inverno sem precedentes. De facto, foi em janeiro de 1985 que um frio polar atingiu a França, com temperaturas que chegaram a -20°C no sudoeste do país. Naquele ano, o rio Tarn e o rio Garonne até congelaram durante dez dias.

Os testes no terreno foram, portanto, muito difíceis para Daniel Delmas, que estava no processo de desenvolvimento da sua ferramenta e de preparação da apresentação da sua invenção no SITEVI 85, em Montpellier.

Mas o frio não levou a melhor, uma vez que ganhou um concurso de engenharia com a sua invenção revolucionária. O primeiro prémio foi-lhe então atribuído. Para Daniel, este prémio é a prova de que a sua invenção não foi uma ideia louca. Esta recompensa tornar-se-ia, a partir de então, uma verdadeira fonte de motivação para si.

Neste SITEVI de 1985, a aceitação do equipamento foi imediata. A profissão, e particularmente nessa altura a indústria do vinho, viu imediatamente o interesse e os benefícios que a utilização de tal ferramenta iriam trazer aos seus utilizadores.
foto
Electrocoup F3020.

E não é de estranhar, pois, o principal objetivo de Daniel Delmas sempre foi a melhoria das condições de trabalho dos podadores.

Esta invenção terá reduzido consideravelmente as desordens músculo-esqueléticas desses trabalhadores, causadas até então pela utilização de tesouras de podar manuais.
Em apenas três dias no certame, a totalidade das 500 tesouras de podar fabricadas por Daniel Delmas na sua garagem, foram vendidas. Começava aqui o caminho para o sucesso.
A empresa Innovation Fabrication Commercialisation, mais conhecida sob o nome comercial de Infaco, foi assim criada, permitindo que o casal entrasse no mercado das ferramentas eletroportáteis alimentadas por bateria.
Três décadas de inovação e 8 modelos de sucesso fizeram da Infaco a líder mundial em tesouras de podar elétricas profissionais.
A inovação tem continuado a trazer melhorias com cada novo modelo. Mas é também graças aos novos riscos tecnológicos, análise técnica e longos ensaios de campo que o desempenho das ferramentas Infaco tem melhorado consideravelmente ao longo do tempo.

Desde a sua criação, 39 patentes foram depositadas em vários países, e a Infacto é atualmente uma marca reconhecida internacionalmente para profissionais da poda.

foto
No dia 14 de maio decorreu a inauguração das novas instalações da Lisagri e a comemoração dos 37 anos da empresa.
Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.Agrogarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial