FIMA 2022 foi um sucesso e recebeu 104 mil visitantes profissionais
Os organizadores do certame fazem um balanço positivo da Feira Internacional de Maquinaria Agrícola (FIMA2022) que contou com 1130 empresas expositoras e 104 mil profissionais que visitaram a Feira e que “mostrou, uma vez mais, que este é o evento perfeito para dar visibilidade setorial, fazer negócios e partilha de conhecimento”.
A Feira de Saragoça premiou 11 empresas, contou com 40 jornadas técnicas (com mais de 3700 participantes) e foi palco do Congresso Nacional de Desenvolvimento Rural, que teve um papel muito importante, graças ao trabalho do colégio de engenheiros agrónomos de Aragão, Navarra e País Vasco, com a colaboração do Ministério de Agricultura, Pesca e Alimentação, Governo de Aragão e Feira de Saragoça.
Destaque também para inúmeros estudantes, de várias instituições de ensino da Península Ibérica, que visitaram o certame, e que contribuíram muito para incentivar o início profissional dos jovens na agricultura.
O evento destacou igualmente o papel da mulher no setor agrícola, com o testemunho de vários casos de sucesso e de mulheres inspiradoras e partilhadas políticas para promover o empreendedorismo no setor.
A oportunidade de comercialização que é possível ter numa Feira como a FIMA permitiu, de acordo com a organização, muitos contactos comerciais, deixando empresas expositoras e visitantes profissionais satisfeitos, destacam os organizadores.
A internacionalização do certame, num momento particularmente complicado devido às circunstâncias do mercado e restrições de mobilidade, merece destaque, não só pelo número de empresas expositoras provenientes de 35 países, mas também pelas mais de 1000 reuniões no âmbito de missões comerciais internacionais das empresas participantes, organizadas pela Agragex e Feira de Saragoça.
Durante esta edição, debateu-se a tecnologia, a profissionalização, a sustentabilidade, os desafios e as oportunidades do setor agrícola.
A próxima edição da FIMA está de regresso a Saragoça, em fevereiro de 2024.