Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Faial recebe segundo Fórum da Agropecuária Biológica AçoresBio

16/05/2022
foto
Evento decorre de 20 a 22 de maio.
O 2.º fórum da Agropecuária Biológica AçoresBio – este ano com o nome de AçoresBio22 – decorre este fim-de-semana na ilha do Faial.

A iniciativa, integrada na Feira Agrícola e Comercial, que vai decorrer nos mesmos dias, inclui o ‘workshop’ “Espiral de melíferas, aromáticas e medicinais”, dinamizado por Miguel Almeida; o ‘workshop’ “A sementinha que queria ser gigante”, destinado ao público infantil e dinamizado pela Trybio, assim como os ‘workshops’ “Poda de fruteiras” e “Enxertia de fruteiras”, dinamizados por Jorge Azevedo.

O tema de destaque deste ano do Fórum Açores Bio é a “Agropecuária Biológica - Um caminho para a autonomia alimentar”. Segundo informações disponibilizadas pelo Governo Regional dos Açores o evento vai passar por todas as ilhas da região, à semelhança do ano passado, contando com atividades diversas, como seminários, palestras, ‘workshops’, ‘showcookings’, provas de produtos, intercâmbios, bio roteiros, atividades específicas junto do publico escolar, entre outras.

O Fórum da Agropecuária dos Açores é uma iniciativa conjunta do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e do Movimento Associativo do setor, representado pela Trybio, BioAzorica e Federação Agrícola dos Açores.

O objetivo do Fórum é o de “promover uma discussão alargada sobre agricultura e pecuária biológicas, juntando produtores, técnicos, investigadores e consumidores, associações e cooperativas, indústria, distribuição, comércio e serviços públicos e privados, assim como criar uma rede regional de cooperação, conhecimento e capacitação”.

Para além disso, e como refere a organização, visa divulgar a investigação e fomentar a inovação, quer na agricultura biológica, quer na transformação e valorização dos respetivos produtos, assim como sensibilizar, informar, formar e capacitar para o modo de produção biológico.

A par disso pretende ainda apresentar e promover os produtores e produtos biológicos dos Açores, incentivar a autonomia alimentar dos Açores, a economia circular, a bio economia, os circuitos curtos de comercialização, promover a qualidade do ambiente, de vida, a saúde, a prevenção e o combate à doença e o equilíbrio social, como também contribuir para mitigar os grandes desafios globais como as alterações climáticas e as crises sanitárias.

Agrogarante - Sociedade de Garantia Mútua, S.A.Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial