Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Serviços de Ecossistemas: um instrumento para a valorização dos territórios rurais

17/05/2022
Tema está em debate a 20 de maio, em Arouca.
Imagen
A 2BForest, Associação Florestal Entre Douro e Vouga e a Consulai organizam o evento 'Serviços dos Ecossistemas: Um instrumento para a valorização dos territórios rurais', em parceria com a Câmara Municipal de Arouca e o Aroucageopark, a realizar no dia 20 de maio, no Auditório da Loja Interativa de Turismo. O evento consistirá numa sessão em sala, da parte da manhã e uma sessão de campo nos passadiços do Paiva, da parte da tarde.

Este evento visa dar visibilidade a um tema central para a competitividade dos territórios rurais e, dessa forma, para o conjunto da sociedade portuguesa.

Em Arouca foi desenvolvido o primeiro projeto de certificação de serviços dos ecossistemas em áreas florestais certificadas, com realce para o sequestro de carbono e preservação da biodiversidade, que esteve na base da compensação de impactos nas emissões de carbono de iniciativa como a Neutrologia e a Reflora. Esta forma de valorização pelo mercado faz com que este projeto seja distintivo e que faz sentido realçar.

Os desafios que enfrentamos na gestão do território, e mecanismos que apoiem a gestão ativa da floresta, não nos deixa indiferente, é necessário concretizar cada vez mais este caminho em que se valorize e suporte financeiramente os serviços produzidos pelo mundo rural para toda a sociedade (retenção de carbono, purificação da água, preservação da biodiversidade, polinização dos ecossistemas, …). Face aos desenvolvimentos que assistimos a nível europeu, julgamos ser o momento oportuno para ouvir diversas personalidades oriundas de diversos setores da economia nacional, sobre que alternativas temos e como podemos evoluir.
Com esta sessão pretende-se ainda assinalar a entrega dos certificados dos serviços dos ecossistemas a cada um dos sponsors aderentes a esta iniciativa.

Saiba mais aqui.

Programa

foto

REVISTAS

FNA24Olival 2024Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial