O novo centro enquadra-se num plano de investimento que inclui uma unidade bioindustrial que a empresa está a implementar em Santarém, representa um investimento total de 13,7 milhões de euros e criará cerca de 60 postos de trabalho.
A empresa é conhecida por ter uma abordagem diferente ao desperdício alimentar, utilizando insetos como ferramenta de bioconversão, convertendo subprodutos agroindústrias alimentares (que teriam como destino o aterro ou compostagem), em fertilizantes orgânicos e produtos para alimentação animal.
Segundo a EntoGreen a nova unidade de I&D permitirá que continue a desenvolver conhecimento na utilização de insetos para a criação de soluções inovadoras e sustentáveis, contribuindo para a afirmação nacional deste setor ao nível europeu.
A EntoGreen tem atualmente vários projetos já a decorrer nesta unidade de I&D, desde projetos financiados no âmbito do Portugal 2020, como no âmbito do H2020 e EEA Grants, congregando conhecimentos científicos de topo a nível nacional com o detido por especialistas internacionais. Além disso, a empresa lidera um consorcio no âmbito das Agendas Mobilizadoras do PRR, juntando 40 entidades em torno do setor dos insetos e prevendo um investimento de 60M€, aposta que colocará Portugal inevitavelmente no todo de um setor de futuro, 100% assente em conhecimento e tecnologia, e que permitirá ao nosso país ser mais resiliente.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa