Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

AMPV com mais 14 municípios associados nos primeiros meses de 2022

30/05/2022

São já 106 os municípios associados da Associação Nacional dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), de todas as regiões, incluindo as ilhas.

Só nestes primeiros cinco meses do ano, aderiram à AMPV mais 14 municípios, fazendo com que a associação seja neste momento composta por um total de 106 municípios associados.

Imagen

Douro, Verdes e Beira Interior são as regiões de onde é proveniente a maioria destes novos municípios associados. Do Douro - região vinícola demarcada mais antiga do mundo, classificada como Património Mundial da Humanidade - vêm para a AMPV três municípios: Sabrosa, São João da Pesqueira e Torre de Moncorvo.

Da região dos Vinhos Verdes mais cinco municípios: Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto, Paredes, Penafiel e Ribeira de Pena.

A reforçar a representação da região da Beira Interior na AMPV, temos mais quatro novos municípios associados: Belmonte, Castelo Branco, Guarda e Sertã. Cuba, no Alentejo, passa a integrar também a AMPV, assim como Portimão, da região algarvia.

O secretário-geral da AMPV, José Arruda, revela que “um dos grandes objetivos para este ano de 2022 é dar uma maior dimensão a esta rede de trabalho, que já é bastante alargada, uma vez que, se juntarmos estes mais de 100 municípios associados, temos mais de um terço do território nacional representado na AMPV. E estamos no bom caminho, porque só nestes primeiros meses do ano já aderiram 14 novos municípios”.

José Arruda acrescenta que “a entrada destes novos municípios, vindos de regiões tão importantes como o Douro e o Alentejo — ou mesmo os Verdes, a Beira Interior e o Algarve, regiões que alcançaram uma enorme projeção na área dos vinhos nos últimos anos — mostra, em primeiro lugar, que o vinho, a gastronomia e o enoturismo são estratégicos para a afirmação e desenvolvimento dos territórios. Há muito trabalho a fazer para valorizar e promover o mundo rural e nós queremos, em conjunto, contribuir para esse objetivo. Em segundo lugar, mostra que somos uma associação ativa, que quer crescer e alcançar uma dinâmica cada vez maior, e isso consegue-se com o alargamento desta nossa rede de trabalho a um número cada vez maior de municípios. Não há municípios iguais, são todos diferentes, com projetos próprios e diferenciados, mas com valores e potencialidades comuns. É este mosaico de territórios que faz de nós a associação que queremos para o futuro: uma AMPV forte, ativa e dinâmica”.

14 municípios de 5 regiões vitivinícolas

Os novos municípios associados oriundos da região do Douro - Sabrosa, São João da Pesqueira e Torre de Moncorvo - partilham uma ancestral tradição vitivinícola, ligada à produção de célebres vinhos numa região cuja paisagem vinhateira é classificada pela Unesco de Património Mundial da Humanidade, beneficiando hoje de grande atração turística.

Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto, Paredes, Penafiel e Ribeira de Pena estão integrados na região dos Vinhos Verdes, uma região densamente verdejante cuja cor dá nome ao vinho produzido nestas terras do noroeste de Portugal.

Na Beira Interior, onde se situam os municípios de Belmonte, Castelo Branco, Guarda e Sertã, as vinhas são influenciadas pelos ares da montanha e há vinhas que são cultivadas a uma altitude de 700 metros. Esta região também é conhecida pelos azeites de grande qualidade e este é um produto de excelência para alguns destes municípios.

Cuba, no Alentejo, preserva muitas adegas tradicionais e é lá que podemos encontrar e provar o conhecido vinho de talha. O Algarve já deu provas de que é mais do que apenas sol e praia e mostrou a Portugal e ao mundo que o vinho e o enoturismo são também importantes fatores de atração turística e que contribuem fortemente para combater a sazonalidade. É em pleno Algarve que fica Portimão, novo município associado da AMPV.

REVISTAS

Olival 2024EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial