A Kagome e a NEC Corporation vão criar uma nova empresa de nome DXAS Agricultural Technology, que será uma joint venture criada em Portugal para fornecer suporte à produção de tomate de indústria com recurso a Inteligência Artificial (IA). O arranque da nova empresa está previsto para julho deste ano.
A produção de tomate de indústria deverá continuar a aumentar, em linha com o crescimento populacional e o crescimento económico, em particular nos países emergentes. No entanto, para o cultivo sustentável de tomate, é necessário abordar uma variedade de questões, por exemplo, como responder a um declínio no número de produtores e como reduzir o impacto ambiental.
Em 2015, a Kagome e a NEC iniciaram o desenvolvimento tecnológico e a avaliação como negócio, do fornecimento de recomendações agrícolas com recurso a IA (*1) visando realizar uma agricultura amiga do ambiente e de alta rentabilidade. Desde então, as empresas começaram a realizar testes de demonstração em Portugal, Espanha, Austrália e Estados Unidos, estando atualmente a expandir este negócio em mais 7 países.
Em abril de 2020, foi assinado um acordo de parceria estratégica (*2). Através da Divisão Smart Agri, uma nova organização criada dentro da Kagome sob o controle direto da administração de topo, as duas empresas usaram a plataforma da NEC de TIC para a agricultura com recurso a IA, CropScope, para melhorar as funcionalidades e a qualidade do aconselhamento agrícola, assim como para estudar o marketing e o potencial futuro do negócio de apoio à agricultura.
Recentemente, foi decidido expandir este negócio com o lançamento de uma nova empresa, com o objetivo de acelerar ainda mais o desenvolvimento tecnológico e fortalecer as atividades comerciais do negócio de apoio à agricultura.
Pela continuidade da combinação do conhecimento sobre produção de tomate da Kagome com as tecnologias analíticas e preditivas baseadas em IA da NEC, será acelerado o suporte à prática agrícola, principalmente nos mercados de tomate de indústria da Europa, das Américas e da Austrália.
O fornecimento de soluções ótimas criadas através da incorporação na IA de conhecimento agrícola especializado, irá permitir entrar numa era em que todos poderão efetuar a agricultura de forma precisa e eficiente.
O objetivo é estabelecer uma nova agricultura que seja adaptável às mudanças climáticas, sustentável, com baixa utilização de fatores de produção, elevada produção e maior rendimento.
"Acreditamos que o nosso negócio, por meio do CropScope, ajudará a alcançar tanto a sustentabilidade ambiental como uma agricultura rentável, ao mesmo tempo que cumpre a promessa dos agricultores, tal como nós na Kagome, de contribuir para a saúde das pessoas por meio do valor nutricional e do sabor delicioso dos tomates", afirmou Yoshihide Watanabe, Diretor e Diretor Executivo Sénior, Kagome. "Este negócio ajudará a realizar o cultivo ambientalmente consciente e rentável do tomate, juntamente com o valor social de apoiar a alimentação e a saúde dos nossos clientes, levando ao crescimento da nossa nova empresa e da Kagome”, vincou.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa