Registe-se e escolha a opção aqui (evento presencial e online)
Inovação, sustentabilidade e eficiência marcam a DemoAlmendro 2022
Redação Interempresas/Tierras/Agriterra27/06/2022 A primeira edição da DemoAlmendro proporcionará a oportunidade de conhecer, em primeira mão, os últimos avanços relacionados com o desenvolvimento do cultivo do amendoal em sebe. Máquinas e equipamentos especializados, ferramentas agrícolas digitais, melhoramento genético, indústria e mercados... estes são apenas alguns dos temas em destaque nesta edição que decorre nos dias 28 e 29 de junho em Logrosán (Cáceres).
A DemoAlmendro 2022 já se tornou o evento europeu de referência no setor do amendoal. Mais de 1000 pessoas inscreveram-se para o certame que se realiza nos dias 28 e 29 de junho na herdade 'La Copa', localizada no município de Logrosán (Cáceres).
O eco que teve a convocatória para esta conferência reflete-se nas entidades que estarão presentes no evento. A cerimónia de abertura do DemoAlmendro 2022 - conduzida por David Pozo, Diretor da Área Agroalimentar da Interempresas Media - contará com a presença de Ana Josefa Abril Calles, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Logrosán; Asier Ugaldea, CEO da Iberian Smart Financial Agro; Elisabeth Martín Declara, Deputada de Agricultura e Pecuária do Conselho Provincial de Cáceres; Jordi Mateu, CEO do Grupo Agromillora; e Justiniano Cortés Mancha, Diretor Territorial do Banco Santander na Extremadura.
O evento decorre presencialmente, embora seja possível acompanhar em direto via streaming através do canal 'Jornadas Interempresas' no YouTube. A conferência, concebida em formato de demonstração de campo, e oferecerá a todos os participantes a oportunidade de conhecer os últimos avanços e desenvolvimentos técnicos relacionados com o cultivo do amendoal num sistema superintensivo ou em sebe.
O protagonismo da maquinaria agrícola na DemoAlmendro 2022
Nos dois dias, as máquinas agrícolas e o equipamento especializado para o cultivo de amendoeiras serão o foco do evento. As inovações neste setor estarão em destaque na DemoAlmendro graças ao apoio das marcas líderes no mercado. Pulverizadores, tratores especiais, sistemas, máquinas de colheita, equipamento de preparação e poda do solo, plantação... serão as áreas de trabalho representadas na demonstração de campo. Ángel Pérez, editor-chefe de Agricultura da Interempresas Media, será o responsável pela coordenação das demonstrações e apresentações de produtos. Os assistentes que estão na herdade 'La Copa' terão à sua disposição os técnicos das empresas comerciais que responderão a todas as dúvidas e questões que possam surgir.
Mesas redondas com peritos
A DemoAlmendro 2022 será também um fórum de debate, reflexão e diálogo sobre aspetos chave na evolução desta alternativa de alto valor na agricultura atual. Haverá várias mesas redondas com a participação de peritos e oradores de renome. O programa começa com um painel intitulado 'Pode o setor europeu da amêndoa competir com a Califórnia', moderado por Susana Cortés, Dirctora da FEVAL-Institución Ferial de Extremadura. Antonio Pérez Amaya, Diretor Geral do PASAT; Enrique Guzmán Condado, CEO da Almendralia e Diretor do Grupo Delaviuda; Gaspar Alapont, Diretor Nacional de Importação de Amêndoas da Importaco; e Tiago Costa, CEO do Negócio Agrícola da Sogepoc e da Portugal Nuts participarão nesta mesa redonda.
Seguir-se-á uma sessão na qual serão realizadas entrevistas com altos funcionários do setor nos Estados Unidos e Austrália. Richard Waycott e Sebastian Saa, CEO e Diretor Associado, respetivamente, do Almond Board of California e Tim Jackson, CEO do Almond Board of Australia, responderão a questões relacionadas com a produção e a evolução do mercado internacional das amêndoas.
A mesa redonda seguinte será dirigida por Iker Barón, Partner-founder of Iberian Smart Financial Agro (ISFA), e centrar-se-á no retorno da sustentabilidade e rentabilidade do ponto de vista do produtor. Alejandro Pérez Pastor, Professor na Universidade Politécnica de Cartagena; Ignasi Iglesias Castellarnau, Diretor Técnico do Grupo Agromillora; Lola Gómez López, Professora na Universidade Politécnica de Cartagena e Directora da Plataforma SynergyNuts; e Miguel Arias Cañete, antigo Comissário Europeu para a Ação Climática e Energia e Presidente Honorário da Beka & Bolschare marcam presença neste fórum.
'Eficiência produtiva: o paradigma do novo investidor agrícola" será o tema da última mesa redonda deste primeiro dia, que será moderada por Juan Vilar, analista agrícola internacional, consultor estratégico e professor na Universidade de Jaén. Antonio Nunes, CEO da Treemond; Lorena Ruiz, Diretora de Negócio Agroalimentar do Santander Espanha e Europa; Miguel Ángel López, fundador e COO do ISFA; e Ramón Rivera, Diretor Executivo da Elaia, estarão presentes para analisar esta questão.
O segundo dia do DemoAlmendro 2022 começará com uma mesa redonda sobre “A utilização de novas tecnologias na tomada de decisões: experiências práticas”. Esta palestra será moderada por César Marcos, jornalista agroalimentar. Esta mesa redonda contará com a presença de Gustavo Ramos, Diretor de Operações Agrícolas na Veracruz; Joan Torrents Pallarès, Consultor Agrícola na ModpoW e Fertiadvisor; José Francisco Navas, CTO no ISFA; e Juan José Herrero, Engenheiro Agrícola no Cortijo de la Reina.
David Pozo coordenará depois o bloco intitulado 'Novas linhas de investigação em amendoeiras: melhoramento genético ao serviço do progresso'. Para explicar o significado do trabalho sobre a melhoria da variedade e os desafios futuros do setor nesta área, os participantes poderão ouvir as opiniões de Federico Dicenta López-Higuera, Professor de Investigação do CSIC; Ignasi Batlle Caravaca, investigador do IRTA; Manuel Puebla Arias, técnico do CICYTEX na área da Horticultura; María José Rubio-Cabetas, Professor e Investigador do CITA em Aragão; e Octavio Arquero Quilez, do IFAPA na Andaluzia.
Haverá também tempo para analisar mais de perto algumas histórias de sucesso ligadas à produção de amendoal em sebe, graças aos testemunhos de Brígido Chambra, CEO e fundador da Chambra Agrícola; Jorge Crespillo, Administrador da Crespillo Insecticida e Full Life; Pedro Branco, COO da Futuralmond; e Rafael Sánchez, Diretor Executivo da Agroindustrias Maned.
Na parte final, os critérios em que se baseia a procura da indústria neste setor serão debatidos em profundidade. José Luís Balanzá, Coordenador Geral da Descalmendra, será a pessoa que lançará luz sobre esta questão antes da apresentação do 'Extremadura cresce: apresentação da fábrica de transformação de Miajadas', um projeto ambicioso que será revelado no DemoAlmendro 2022. Antonio Díaz Alías, Presidente da Câmara Municipal de Miajadas; Asier Ugaldea, CEO do ISFA; José María Pelegrí, CIO do ISFA; e Miguel Bernal Carrion, Diretor Geral da AVANTE Extremadura estarão presentes nesta apresentação.
A DemoAlmendro 2022 será encerrada por Begoña García Bernal, Ministra da Agricultura, Desenvolvimento Rural, População e Território da Junta de Extremadura e Javier González Langa, Diretor Geral da PAC da Junta da Extremadura.
Vasta gama de serviços, aconselhamento e networking
Uma das atrações da DemoAlmendro 2022 é a participação de uma vasta gama de empresas líderes que irão apresentar os seus produtos mais notáveis para o cultivo da amêndoa. Todos eles terão a oportunidade de apresentar as últimas inovações em fertilização, fitossanidade, variedades e porta-enxertos, irrigação, agricultura digital, serviços e conselhos técnicos num formato de apresentação dinâmica ao longo dos dois dias.
Além disso, os participantes da DemoAlmendro poderão saber mais sobre todas as inovações relacionadas com este setor graças à presença de técnicos e gestores de produto em cada um dos stands e à possibilidade de participar no networking, típico de um evento destas caraterísticas.