O stress abiótico é todo o fator ou condição desfavorável, não provocado por pragas ou doenças, que afeta negativamente o metabolismo da planta e/ou a sua fisiologia.
O stress induzido pela alta temperatura é um problema em vastas áreas de diferentes regiões do mundo. A tendência do aquecimento global vai aumentar os efeitos do stress térmico nas culturas em muitas áreas produtivas. A nível fisiológico prejudica a estabilidade das membranas celulares e muitos processos biológicos, envolvendo tanto o metabolismo primário como o secundário, causando uma diminuição do rendimento das culturas.
Podem verificar-se diferentes danos, tais como:
As algas marinhas, como é exemplo a Ascophyllum nodosum, tem sido utilizada como matéria-prima para obtenção de diferentes produtos devido à característica de possuir distintos metabolitos úteis, que estimulam os processos de tolerância nas plantas aos efeitos produzidos pelos fatores adversos. O resultado do investimento da Tradecorp na pesquisa e na melhoria constante dos processos de fabrico dos produtos com base nesta alga, é um método único e exclusivo de extração denominado Gentle extraction. Este método garante a máxima biodisponibilidade e qualidade dos componentes das algas como são exemplo os anti-oxidantes, essenciais para a desintoxicação das plantas durante condições de stress intensas, assim como a sua seleção rica de polissacarídeos, substâncias com um papel fundamental na ativação de processos metabólicos de resposta.
Após a aplicação dos produtos Tradecorp à base de Ascophyllum nodosum, desencadeia-se uma rápida resposta de sinalização que é transferida através de todas as estruturas da planta (resposta sistémica). O sinal afeta e modifica o comportamento das células provocando alterações fisiológicas, adaptações da membrana, síntese de proteínas de resistência, entre outros efeitos.
É importante mencionar que a aplicação de bioestimulantes é recomendada nos programas de fertilização, mesmo na ausência de situações de stress (bioestimulação integral), isto porque promovem um processo metabólico de produção de hidratos de carbono mais intenso, “alertando” para a necessidade da planta reagir ao ambiente que a rodeia e reforçar os seus tecidos, ficando mais fortalecida e sendo o seu metabolismo otimizado na expetativa da ocorrência de um stress futuro, sem negligenciar o seu desenvolvimento normal de forma a estar mais preparada. Desta forma, as plantas respondem de forma mais rápida e eficiente (menor exigência energética) e assim, é diminuindo o efeito da condição adversa. Este modelo comportamental de respostas induzidas pela bioestimulação é conhecido como efeito priming.
A estratégia de Investigação & Desenvolvimento da Tradecorp está focada em fornecer aos agricultores as melhores soluções para promover uma agricultura mais sustentável e mais eficiente. Os agricultores têm a necessidade de produzir alimentos mais saudáveis e otimizando os diferentes recursos, para que o impacto ambiental também seja minimizado.
A única maneira de atingir esse objetivo é com a adoção de tecnologias e com a inovação de produtos, onde os bioestimulantes desempenham um papel fundamental.
Por esse motivo a Tradecorp participou na fundação do EBIC, o Conselho Europeu da Indústria de Bioestimulantes. O nosso envolvimento e compromisso com o EBIC está totalmente alinhado com o espírito inovador da empresa.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa