Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Olivais italianos em situação crítica

11/07/2022
Imagen

O calor e a escassez de água colocam em risco, nas vésperas do período de irrigação, a excelência do azeite “Made in Italy”, como o azeite IGP Toscânia, Garda DOP, Brisighella DOP ou Terra di Bari DOP, e é necessário um plano nacional de inundações para salvar a olivicultura italiana das consequências dramáticas das alterações climáticas.

A Unaprol adverte que em Itália quase 90% da água da chuva perde-se, apesar de poder tornar-se um recurso precioso em períodos como o que estamos a viver atualmente. No final de julho e agosto, os olivais precisam de água. A situação tornou-se crítica, especialmente nas regiões centro e norte, da Toscânia à Emilia Romagna, passando por Veneto e pela Lombardia, onde há meses que não chove.
A situação é ligeiramente melhor no sul de Itália, o coração da produção nacional, onde as árvores estão mais habituadas a suportar temperaturas elevadas durante períodos de tempo mais longos. Contudo, também aqui é necessário agir para assegurar que as explorações agrícolas estejam equipadas com sistemas de irrigação.
“São urgentemente necessárias intervenções estruturais para assegurar um melhor abastecimento de água aos olivais, a fim de preservar não só a qualidade mas também uma boa quantidade de produto”, explica David Granieri, presidente da Unaprol. “As alterações climáticas exigem uma ação decisiva e urgente para ajudar os agricultores a lidar com uma situação que corre o risco de comprometer não só esta época oleícola, mas também o futuro da olivicultura italiana”.

REVISTAS

Olival 2024FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial