Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Recupere os seus rendimentos com uma análise da rega por IA

Aerobotics27/10/2022
A Aerobotics, empresa de agricultura de precisão, utiliza visão computacional, líder da indústria para a agricultura. Ao oferecer uma vasta gama de informações, a equipa de especialistas em agronomia ajuda os produtores a melhor medir, gerir e proteger as suas produções.
Figura 1
Figura 1.
Clientes por todo o mundo utilizam as imagens da Aerobotics para tomar decisões baseadas em dados para as suas estratégias de rega e para alcançarem a uniformidade das mesmas.
Para a Duck River Agriculture, em Portugal, estas informações ajudaram a equipa a detetar problemas e tomar ações perante diversas linhas de rega que estavam a afetar aproximadamente 845 árvores.
A Duck River Agriculture é uma produtora e exportadora de amêndoas, líder em Portugal, cultivando um total de 3000 ha. No que diz respeito a práticas de cultivo, acreditam que o mundo moderno tem muito para oferecer e o seu objetivo consiste em produzir as maiores colheitas com o mínimo de recursos. Helena Ferreira, engenheira-agrónoma na Duck River Agriculture, explica-nos como utilizam as imagens térmicas da Aerobotics para detetar anomalias na rega gota-a-gota.

O problema: recolha de dados ineficaz

Um dos principais desafios da Duck River Agriculture está em obter pomares homogéneos. Sem uma vista aérea, os engenheiros-agrónomos da Duck River tinham de ir para os campos para identificar áreas de baixo desempenho mas, no entanto, o processo era demorado e não existia garantia de que estavam a identificar as áreas corretas que necessitavam da sua atenção.

A solução: identificar e quantificar a variação com precisão

O Diretor Geral da Aerobotics em Portugal, Bernardo Costa, apresentou em 2019 a Aerobotics a Duarte Correia, CEO da Duck River Agriculture, de forma a ajudar a obter a identificação e quantificação precisa dos causadores por detrás da variância dos pomares. Com recurso às imagens térmicas de alta resolução da Aerobotics, Bernardo identificou uma longa linha reta na zona central de um setor da Herdade da Antinha com baixa transpiração, relacionada com as copas com menor área e vigor vegetativo. De seguida enviou uma fotografia a Helena, conforme apresentado na Figura 1. Helena foi então investigar e descobriu que a linha de rega estava deslocada, afetando 125 árvores. Durante a sua investigação, identificou mais 18 linhas com problemas, utilizando as informações da Aerobotics.

Faça com que cada gota conte

Os dados de transpiração foliar da Aerobotics permitiram à Duck River Agriculture realizar ajustes atempados em linhas deslocadas e reparar linhas rompidas para garantir a uniformidade de rega. As medidas corretivas realizadas num total de 18 linhas rompidas salvaram aproximadamente 845 árvores.

Sem as intervenções, a capacidade destas árvores em produzir amêndoas durante o seu ciclo de vida seria severamente afetada e resultaria em perdas significativas nas receitas para as campanhas futuras.

A gestão de água com precisão é necessária para otimizar a produção. Com os dados de transpiração da Aerobotics pode tomar ações perante problemas de rega detetados de forma automática, realizando a manutenção do sistema de rega e, no final, garantir a uniformidade da rega por toda a sua exploração. Para a Duck River Agriculture, as imagens térmicas permitiram à equipa a realizar a manutenção dos sistemas de rega com eficiência e garantir a eficácia da rega.

Para ver esta tecnologia em ação na sua exploração, solicite uma reunião com o Bernardo Costa, Diretor de Parcerias Globais, através de bernardo@aerobotics.com | + 351 933 637 986

REVISTAS

Olival 2024EvolyaFNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial