Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

António Ventura: Protocolo Açores/Madeira na área agrícola visa implementar estratégias conjuntas

28/09/2022
Foto: SRADR

Foto: SRADR

Governante considera que isso vai permitir tirar partido dos respetivos potenciais técnico e científico e implementar estratégias conjuntas e comuns.
O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural realçou a importância do protocolo de cooperação entre as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira no âmbito da agricultura, uma vez que este vai permitir tirar partido dos respetivos potenciais técnico e científico e implementar estratégias conjuntas e comuns.

António Ventura destacou as potencialidades do protocolo, especificamente no que diz respeito à avaliação para “a implementação de um sistema de identificação e circulação animal próprio às duas regiões autónomas”, assim como o compromisso de “criar uma certificação de bem-estar animal no âmbito da comercialização de bovinos entre as regiões autónomas”.

“Este protocolo quer promover ações que visem o desenvolvimento da agroprodução das duas regiões autónomas, desde o produtor primário ao consumidor final”, afirmou o governante, acrescentando que “pretende ainda tirar partido dos respetivos potenciais técnico e científico, estabelecendo sinergias para o desenvolvimento de projetos de interesse comum, nomeadamente nas áreas de investigação e experimentação aplicadas em veterinária, zootécnica, agricultura, saúde e bem-estar animal, subprodutos, apicultura, vitivinicultura, fruticultura subtropical, entre outros”.

A par disso António Ventura referiu ainda o compromisso de “fomentar a cooperação e logística nas áreas da “agricultura de precisão”, modo de produção biológico e produção integrada, bem como entre os respetivos laboratórios de analises agrícolas, de propagação de plantas, de veterinária e de segurança alimentar”.

O responsável pela pasta da agricultura frisou ainda a intenção de estimular o intercâmbio “entre técnicos, produtores agrícolas e outros agentes económicos das duas regiões, dos respetivos setores, com vista à sua valorização profissional, científica e tecnológica, designadamente, proporcionando ações de formação, visitas de estudo e estágios”.

REVISTAS

Olival 2024FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial