A Rede de Aldeias Vinhateiras de Portugal é o mais recente projeto da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV). Trata-se da constituição de uma rede nacional de aldeias e freguesias em territórios com tradição vitivinícola, olivícola e corticeira e tem como objetivo “contribuir para valorizar o património, fomentar o desenvolvimento sustentável e impulsionar o turismo de forma integrada no território nacional”, destaca José Arruda, secretário-geral da AMPV.
No sentido da operacionalização do projeto foi já criada uma secção da AMPV e foi assinado um protocolo de colaboração com a ATA – Associação do Turismo de Aldeia.
A reunião do dia 1 de dezembro terá na sua Ordem de Trabalhos um período inicial onde irão intervir o vereador da Câmara Municipal de Santarém, Nuno Russo, o presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), Luís Encarnação, o diretor da Sismutur, Augusto Ramos, a diretora da ATA – Associação Turismo de Aldeia, Márcia Mendes, o presidente da ANAFRE, Jorge Veloso, e o secretário-geral da AMPV, José Arruda, que irá apresentar o projeto.
A reunião irá prosseguir com a aprovação e integração das Freguesias e Aldeias Vinhateiras na Secção da Rede das Freguesias/Aldeias Vinhateiras de Portugal da AMPV; a eleição do Grupo Coordenador da Secção; e a apresentação das iniciativas previstas para 2023.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa