Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Fenareg considera insuficientes os apoios ao regadio no PEPAC

09/12/2022

Nas XIII Jornadas da Fenareg - Encontro do Regadio 2022, realizadas a 28 e 29 de novembro, na Associação de Beneficiários da Cela, em Alcobaça, os regantes apelaram também à revisão urgente dos perímetros dos aproveitamentos hidroagrícolas, adiada há mais de duas décadas.

José Núncio, presidente da Fenareg, no Encontro do Regadio 2022
José Núncio, presidente da Fenareg, no Encontro do Regadio 2022.

“Estamos preocupados porque teremos menos verbas para o regadio coletivo no PEPAC e só serão disponibilizadas a partir de 2025. A Fenareg propôs ao Governo uma solução de financiamento multifundos, incluindo verbas do FEDER, do Fundo Ambiental e do Banco Central Europeu, além das previstas no PEPAC e no PRR, que poderá viabilizar o investimento de 1250 milhões de euros necessário à modernização o regadio até 2030”, afirmou José Núncio, presidente da Fenareg, no Encontro do Regadio 2022.

Somando as verbas previstas no PEPAC (100M€), no Plano de Recuperação e Resiliência e as que restam executar do PDR 2020, o apoio público ao regadio para os próximos anos é de apenas 430 milhões de euros.

A revisão dos perímetros dos aproveitamentos hidroagrícolas, muitos dos quais estabelecidos há mais de meio século, é outro dos temas na agenda dos regantes. Em causa está a necessidade de alterar a legislação para definir novos critérios de admissão dos designados ‘regantes precários’, estimados em 30.000 hectares, só na área de Alqueva.

A Fenareg propõe à Autoridade Nacional do Regadio a criação de uma Comissão de Revisão dos Perímetros Hidroagrícolas que inclua as associações de regantes.

Os participantes do Encontro do Regadio 2022 celebraram o 82º aniversário do Aproveitamento Hidroagrícola da Cela...

Os participantes do Encontro do Regadio 2022 celebraram o 82º aniversário do Aproveitamento Hidroagrícola da Cela, e visitaram as novas infraestruturas de rega deste perímetro.

O Diretor-Geral de Agricultura, Rogério Ferreira, garantiu que o regime jurídico dos perímetros dos aproveitamentos hidroagrícolas será revisto em 2023 e que as associações de regantes serão auscultadas neste processo.

O Encontro do Regadio 2022 também debateu os desafios do mercado da energia, cujos preços são voláteis e pouco previsíveis, obrigando os regantes a procurar alternativas mais económicas e ecológicas. O consultor Alexandre Cruz, apresentou diversas opções para reduzir os custos da energia, entre as quais as Comunidades de Energia Renovável.

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, que participou na sessão de abertura, recordou que até 16 de dezembro, decorre um aviso no PDR 20202 para instalação de painéis fotovoltaicos nos aproveitamentos hidroagrícolas, tendo sido aumentada a taxa de apoio de 40 para 70%, e reforçada a dotação para 10,5 milhões de euros.

Os participantes do Encontro do Regadio 2022 celebraram o 82º aniversário do Aproveitamento Hidroagrícola da Cela, e visitaram as novas infraestruturas de rega deste perímetro que beneficia uma área de 454 hectares de regadio, nos concelhos de Alcobaça e da Nazaré.

Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes
Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

REVISTAS

FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial