Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

CAP lança curso dedicado à agricultura sustentável

16/01/2023
O curso de Agricultura Sustentável promove a aquisição de conhecimentos e competências que permitam a implementação dos princípios de produção agrícola sustentável numa exploração agrícola, através do conhecimento acerca dos fatores do solo e do clima e das plantas, reconhecendo as sinergias entre todos os elementos dos sistemas agrícolas e a necessidade de assegurar a sua sustentabilidade, a par do interesse económico da atividade agrícola. O curso aborda igualmente o tratamento e eliminação de resíduos e efluentes agrícolas, numa perspetiva de economia circular.
Imagen
Enquadra-se na formação base definida pelo PDR2020, elegível para candidaturas a projetos de Jovem Agricultor e Reserva Nacional de Direitos de Regime de Pagamentos Base (RPB).

Destinatários: Jovens Agricultores, agricultores, trabalhadores agrícolas e outros interessados nesta temática.

Objetivos:

  • Identificar os elementos constituintes de um solo, as caraterísticas dos principais tipos de solo e os fatores que influenciam a sua produtividade e conservação.
  • Identificar os fatores do clima e a sua influência na agricultura.
  • Reconhecer a constituição das plantas e as suas principais funções fisiológicas, tendo em vista o seu cultivo para aproveitamento económico.
  • Identificar os princípios da produção agrícola sustentável.
  • Eliminar e tratar os resíduos e efluentes da exploração agrícola.

Conteúdos programáticos

  • Solo
  • Clima
  • Botânica agrícola
  • Relação solo-planta-clima-ambiente
  • Resíduos e efluentes das explorações
  • Produção agrícola sustentável

Requisitos Técnicos

  • Idade: ≥18 anos
  • Escolaridade mínima: 9º ano

Metodologia/Avaliação/Certificação

A metodologia utilizada é ativa, centrada no participante, com recurso a diversas técnicas de formação tais como, exposição dialogada, demonstração, simulação, estudo de caso, trabalho individual e de grupo, privilegiando-se a interação entre o grupo.

A avaliação é realizada mediante atividades que podem assumir a forma de testes, exercícios ou trabalhos individuais e em grupo, a aplicar ao longo do curso.

Entregue Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho aos formandos que concluírem com aproveitamento.

Inscrições aqui.

REVISTAS

FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial