Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Chama-se IPMWORKS

Proteção integrada de pragas: há uma nova plataforma online disponível

25/01/2023
Face ao aumento da resistência aos produtos fitofarmacêuticos e à necessidade de reduzir a utilização de fitofármacos, a mudança na produção agrícola e nos métodos de proteção das culturas é um grande desafio na Europa.
Imagen
Os agricultores e os seus consultores procuram novas formas de melhorar a proteção das culturas através de abordagens holísticas de proteção integrada de pragas (IPM). Uma nova Plataforma on-line de Recursos IPM visa tornar mais simples o acesso a recursos digitais que apoiam este avanço.

A IPMWORKS

A Plataforma é uma biblioteca online e interativa de recursos de IPM, concebida para agricultores e consultores. Os tópicos e os recursos desta Plataforma incluem práticas agronómicas alternativas, sistemas de apoio à decisão, estudos de caso, análises económicas, guias de formação, e ligações a iniciativas passadas e atuais de IPM.

Desenvolvida como parte do projeto da UE IPMWORKS (financiado pelo programa Horizonte 2020 nº 101000339), a plataforma é construída sobre um sistema de gestão de conteúdos de fonte aberta, que será amplamente expandida para integrar recursos de quaisquer iniciativas IPM.
A Plataforma foi concebida com base no feedback dos agricultores, consultores e outros interessados de toda a Europa, e está disponível em várias línguas. Pode saber mais sobre a conceção da Plataforma, clique aqui.
A Plataforma é efetivamente um motor de busca. Permite aos utilizadores descobrir recursos IPM relevantes desenvolvidos por toda a Europa, incluindo a Plataforma IPM Decisions (financiado pelo programa Horizonte 2020 nº 817617), a Plataforma SmartProtect (financiado pelo programa Horizonte 2020 nº 862563), e Organic Eprints. Isto significa que à medida que novos recursos serão desenvolvidos e adicionados a bases de dados externas, ficarão também acessíveis através desta Plataforma.

Para experimentar a Plataforma IPM (versão em PT), aceda aqui.

O projeto IPMWORKS

A IPMWORKS é uma rede de explorações agrícolas em toda a Europa, apoiada pelo programa H2020. As demonstrações em campo baseiam-se em “histórias de sucesso” de agricultores que implementam todas as componentes da Proteção Integrada (IPM), que está no centro da Diretiva de Utilização Sustentável.

O IPM inclui uma utilização mais forte de processos baseados na ecologia, maior diversidade e mais biodiversidade, eventualmente combinada com tecnologias inovadoras (robótica, agricultura de precisão, sistemas de apoio à decisão e biocontrolo). Os agricultores da rede estão a trabalhar em conjunto em pequenos grupos coordenados por consultores (os chamados “hub coahes”) para aprenderem ainda mais sobre a adoção de Proteção Integrada holística. São recolhidos dados quantitativos para apoiar a demonstração de que o “IPM funciona efetivamente”, ou seja, é eficiente e rentável, e não prejudica o desempenho da produção.

O projeto IPMWORKS recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101000339.

REVISTAS

Olival 2024FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial