Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Investigadora do Politécnico de Coimbra recebe prémio da FERTIBERIA

25/01/2023
Verónica Oliveira, investigadora do Instituto de Investigação Aplicada (i2A) e do Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS) – Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), sediados no Politécnico de Coimbra (IPC), foi distinguida com o prémio accésit (mérito) no concurso promovido pela FERTIBERIA 'XIV Premio Fertiberia a la Mejor Tesis Doctoral en Temas Agrícolas'.
Imagen

O prémio foi atribuído pela sua tese de doutoramento com o título 'Recuperação de Fósforo de Digestato de Resíduos Urbanos com Vista à sua Valorização como Fertilizante', coorientada por Célia Ferreira, investigadora do CERNAS – ESAC – IPC, Carmo Horta, investigador do CERNAS – Escola Superior Agrária de Castelo Branco – Instituto Politécnico de Castelo Branco e João Labrincha, da Universidade de Aveiro.

A cerimónia de entrega do prémio irá realizar-se no próximo dia 31 de janeiro, nas instalações do Grupo Fertiberia, em Madrid, contando com a presença da Secretária-Geral para a Investigação do Ministério da Ciência e Inovação, de Espanha, Raquel Yotti Álvarez.

Sinopse da tese

O fósforo (P) e´ um nutriente vital para o desenvolvimento das plantas e a produção de alimentos. E´ um dos principais constituintes dos fertilizantes obtidos principalmente a partir da rocha fosfatada, que e´ um recurso na~o renova´vel. Isto suscita uma questa~o fundamental sobre como garantir um fornecimento conti´nuo de P para a produc¸a~o de fertilizantes fosfatados necessa´rios para produzir alimentos para a humanidade. Portanto, e´ de extrema importa^ncia promover a circularidade do P por meio da sua reciclagem e da recuperac¸a~o a partir de fluxos de resi´duos.

O principal resultado desta tese e´ a prova de conceito de um processo inovador que combina a te´cnica electrodiali´tica com uma membrana permea´vel a gases para a reciclagem de P a partir do digestato (matéria que passou por processo de digestão anaeróbica) de resíduos urbanos. O fertilizante de base biológica – a estruvite – livre de contaminantes, produzido a` escala de laborato´rio, amplia as possibilidades de reciclagem do P em larga escala e da implementac¸a~o de estrate´gias eficientes para fechar o ciclo do nutriente P, contribuindo assim para uma gesta~o mais sustenta´vel dos recursos.

REVISTAS

Olival 2024FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial