Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Transforme o seu smartphone num paquímetro inteligente

Aerobotics12/04/2024
A nova tecnologia de dimensionamento de fruta com IA da Aerobotics está a ajudar os produtores a obter ganhos significativos de produtividade desde a sua introdução, no início deste ano.
A aplicação Aerobotics permite aos produtores recolher informações sobre rendimento em campo, ao tirar fotografias da fruta na árvore. O software de Inteligência Artificial (IA) identifica e dimensiona automaticamente a fruta, poupando tempo e permitindo tamanhos de amostras muito maiores para construir gráficos de distribuição de tamanhos semanais. E, ainda mais importante, a Aerobotics ajuda os produtores a compreender onde, no pomar, o tamanho da fruta está a desenvolver-se para ajudar melhor os produtores a mitigar a variabilidade do pomar no início da estação.
A Mouton Citrus é uma das principais produtoras e exportadoras de citrinos da África do Sul, para quem utilizar a tecnologia inovadora da inteligência artificial é uma mudança decisiva na medição e acompanhamento do crescimento da fruta ao longo da estação. “Para nós, é importante recolher dados do calibre da fruta, com precisão e todas as semanas. Ao longo da estação, utilizamos a informação de tamanho para tomar decisões agronómicas, tais como alterações relacionadas com a nutrição e irrigação para manipular o crescimento”, refere Izandre Ras, gestor de BI da Mouton Citrus.
“Estes dados são também utilizados para prever o tamanho da fruta na colheita para as nossas estratégias de comercialização. Integrámos a Aerobotics na plataforma Noda Tech, de modo a facilitar ao nosso departamento de dimensionamento a medição precisa e consistente da fruta ao longo da estação e fornecer um painel de controlo em tempo real do que está a acontecer com as nossas variedades.”
Imagen
O Diretor-Geral da Aerobotics Europa, Bernardo Costa, afirma que a empresa se concentrou realmente em incorporar o feedback de produtores, como a Mouton Citrus, para construir algo que os produtores possam adotar e, deste modo, observar imediatamente os benefícios. “A nossa solução de dimensionamento de fruta não requer qualquer equipamento especializado ou dispendioso, apenas um iPhone. Embora tenhamos inicialmente lançado esta tecnologia para citrinos, está agora disponível para o dimensionamento de maçãs, frutos de caroço, cerejas, romãs e uvas”, afirma.

Como funciona esta tecnologia?

Os produtores podem começar imediatamente a dimensionar as suas explorações agrícolas uma vez configuradas na plataforma. Os algoritmos de dimensionamento da Aerobotics podem dimensionar com precisão fruta a partir de 10 mm. Os utilizadores tiram as fotografias na aplicação, que não requer conetividade no campo, e carregam as imagens no escritório através de Wi-Fi. Após 24 horas, os dados estão disponíveis online em painéis de controlo de visualização por blocos, explorações agrícolas e variedades.
Imagen
O dimensionamento pode ser utilizado em conjunto a solução de levantamento de dados com drone, da Aerobotics, para identificar locais representativos de amostras. Um levantamento aéreo da totalidade da exploração agrícola ajuda os produtores a compreender a variação dos blocos em relação a saúde, área de copa e transpiração das plantas. Bernardo Costa refere que “temos observado fortes correlações entre as diferentes zonas de desempenho e o tamanho médio da fruta. Os tamanhos da fruta podem variar significativamente dependendo do desempenho das árvores nas diferentes partes do bloco, pelo que é importante recolher dados de uma amostra representativa.”
Bernardo Costa acrescenta que, ao acompanhar e analisar regularmente o tamanho da fruta ao longo da estação, os clientes da Aerobotics sabem se irão alcançar o intervalo pretendido ou se a colheita será maior ou menor. Isto ajuda a identificar os blocos que têm um desempenho inferior e pode concentrar os esforços na realização de melhorias. “Poderiam talvez realizar outro ciclo de fertilizante ou qualquer outra ação agronómica que pudesse manipular a cultura para alcançar o tamanho pretendido, de modo a obter o maior retorno do investimento, que é o objetivo principal para qualquer agricultor”, declara.
Os dados ajudam igualmente os produtores a alocar que blocos podem ir para que mercado com base no tamanho e planear a colheita previamente. Saber onde estará o pico de calibre na altura da colheita também é vantajoso para as empresas de comercialização de fruta para fixar os seus programas de exportação no início da estação.
Desde que a Aerobotics lançou esta nova tecnologia, mais de 2 milhões de frutas foram dimensionadas. A empresa foi fundada em 2014 com o objetivo de otimizar os rendimentos dos produtores da indústria de culturas perenes. Originalmente fundada na Cidade do Cabo, África do Sul, a empresa opera em 18 países, a trabalhar com algumas das maiores empresas de fruta do mundo.
Para começar a dimensionar agora, contacte a nossa equipa, ou digitalize o código QR e um dos membros da nossa equipa entrará em contacto consigo.
foto

REVISTAS

EvolyaOlival 2024FNA24

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial