Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Iniciativa promovida pelo BPI e pela Cofina recebeu 1.320 candidaturas – o maior número de sempre - para as cinco categorias a concurso

Prémio Nacional de Agricultura distingue projetos e personalidades que mais contribuíram para o progresso do setor

13/04/2023

Os vencedores da 11ª edição do Prémio Nacional de Agricultura, já são conhecidos. A divulgação foi feita numa cerimónia que distinguiu os casos de sucesso nacionais da agricultura, agroindústria, florestas e pecuária e que contou, uma vez mais, com a presença de Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e Alimentação, que encerrou o evento.

A iniciativa organizada em parceria pelo BPI, Correio da Manhã e Jornal de Negócios, com o patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e o apoio da PwC, contou com 1.320 candidaturas – o maior número de sempre.

Pedro Barreto, Administrador do BPI, no Prémio Nacional de Agricultura
Pedro Barreto, Administrador do BPI, no Prémio Nacional de Agricultura.

Este ano foi distinguido, na categoria especial personalidade, Joaquim Pedro Torres, pela sua extensa e reconhecida carreira, na busca pela promoção do setor agrícola nacional. Deste percurso faz parte, não só a Valinveste, empresa que criou e gere atualmente, mas também a Agroglobal, certame único no panorama nacional, que criou e dinamizou durante vários anos.

Os membros do júri decidiram unanimemente, homenagear a título póstumo o comendador Rui Nabeiro – já distinguido pelo PNA em 2016 com o prémio personalidade – pelo seu valiosíssimo contributo na unificação e dinamização do setor agrícola nacional, nas suas diferentes vertentes e por se tratar de uma personalidade de vida e trabalho reconhecidos a nível global. Subiu ao palco o seu filho, João Manuel Nabeiro, que recebeu esta distinção pelas mãos de Pedro Barreto, administrador do BPI e de Ana Dias, administradora do grupo Cofina.

No evento foram divulgados os vencedores das cinco categorias a concurso – jovens agricultores, empresário em nome individual, agricultura digital, agricultura exportadora e agricultura sustentável, tendo sido reconhecidos pelo júri as seguintes empresas e empresários:

Categoria jovem agricultor

  • Vencedor: Joel Mateus
  • Menção honrosa: Luis Salvado Oliveira

 

Empresário em nome individual

  • Vencedor: Álvaro Martinho Lopes
  • Vencedor: Camélia Unipessoal
  • Menção honrosa: Rui Lucas

 

Agricultura digital

  • Vencedor: Jacobus Van Schie

 

Agricultura exportadora

  • Vencedor: CACIAL

 

Agricultura sustentável

  • Vencedor: Fromageries Bel Portugal

 

Pedro Barreto, Administrador do BPI e Ana Dias, Administradora do grupo Cofina, deram início a esta cerimónia com breves palavras sobre o projeto que une o BPI, o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã na promoção, divulgação e reconhecimento do que de melhor é feito na Agricultura em Portugal, nos seus diferentes vetores e quais os caminhos que esta parceria pretende seguir, num futuro em que a aposta de todos os envolvidos, é um Sector Agrícola mais forte, mais inovador, dinâmico e competitivo.

O encerramento institucional esteve a cargo de Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura.

BPI apoia empresas do setor da Agricultura

A Agricultura é um dos setores prioritários eleitos pelo BPI. O dinamismo e a resiliência da agricultura portuguesa são o reflexo da aposta na promoção da inovação e competitividade, que permitem que o setor se afirme com uma presença forte e crescente em Portugal e no estrangeiro.

O BPI afirma-se como um parceiro para as empresas do setor da agricultura. É banco oficial da Ovibeja (desde 2012), da Feira Nacional de Agricultura (desde 2014) e patrocinador da Agroglobal e do Colóquio do Milho, feiras agrícolas realizadas em Portugal, reforçando assim a proximidade com os profissionais do setor. Organiza também o Prémio Nacional de Agricultura, já na sua 11ª edição, para distinguir os casos de sucesso nacionais da agricultura, agroindústria, florestas e pecuária.

É líder no financiamento de curto prazo ao setor agrícola, com uma quota de 65% no n.º total de adiantamentos de subsídios à exploração concedidos pelo IFAP e validados pela CAP (campanha de 2022, dados até 12 de outubro) e também 65% no crédito de campanha com apoio do IFAP às unidades produtivas dos setores da agricultura, silvicultura e pecuária (1º semestre de 2022).

REVISTAS

Olival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial