Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa
Entrevista com Luís Mira, Administrador do CNEMA

“Para a FNA 23, as expetativas são de um ano de retoma aos tempos pré-pandemia”

Sónia Ramalho24/05/2023

Se dúvidas existissem sobre qual o foco da FNA 23, a imagem do cartaz é bem ilustrativa. Este ano, a Feira Nacional da Agricultura vai centrar as atenções no ovo, considerado um superalimento. “É um tema que interessa a todos os cidadãos que procuram cada vez mais alimentos de melhor qualidade”, revela Luís Mira, administrador do CNEMA, que espera que a afluência ao evento retome os registos pré-pandemia, enquanto aproveita para revelar que a FNA 23, que decorre de 3 a 11 de junho, apresentou uma candidatura ao Fundo Ambiental “Selo Verde 2023”.

Imagen

No cartaz da FNA 23 salta à vista a imagem de um ovo, na qual está impresso um mapa do mundo. Porquê esta escolha para a imagem da edição deste ano?

Em todas as edições, a Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo tem um tema específico e este ano acontece precisamente o mesmo. Deste modo, colocámos o enfoque no ovo já que contém características que lhe permitem ser considerado um superalimento e é utilizado na alimentação dos humanos no mundo inteiro.

O que vai ser discutido sobre esta temática dos superalimentos?

A vida saudável é uma preocupação da sociedade atual, sendo a alimentação um fator determinante para esse objetivo. É um tema que interessa a todos os cidadãos que procuram cada vez mais alimentos de melhor qualidade. Devido às suas características (possuem bastantes vitaminas, minerais e fibras), os superalimentos têm despertado um interesse cada vez maior na população.
Imagen

Na sua perspetiva, quais as principais questões agrícolas do momento e o que vai estar em debate na FNA 2023?

As principais questões agrícolas do momento estão relacionadas com a aplicação da nova PAC em Portugal, a seca que está a assolar o país, a execução dos fundos comunitários, que estão a ser aplicados a um nível inferior do desejado, o desmembramento do Ministério da Agricultura, bem como a transferência para as CCRS. Estes e outros assuntos também vão ser debatidos durante a FNA 23.

Quais as perspetivas da organização para o evento deste ano face à realidade vivida nos anos anteriores?

Para a FNA 23, as expetativas são de um ano de retoma aos tempos pré-pandemia. Apesar do saldo ser positivo, os visitantes não compareceram como se esperava na FNA 22, já que ainda existiu algum receio por parte da população. A adesão das empresas à FNA tem sido muito boa, um sinal que o certame proporciona contactos e negócios aos expositores que apostam na Feira Nacional de Agricultura.

Quais as novidades que estão a ser preparadas para a edição de 2023, o que podemos antecipar desde já?

Para esta edição contamos com várias novidades. A FNA 23 aposta cada vez mais na sustentabilidade ambiental com o uso de painéis solares que permitem uma maior eficiência energética, a implementação de um sistema de copos reutilizáveis, a separação e reciclagem do lixo, a redução do uso do papel com a aplicação de um catálogo digital e utilização de autocarros elétricos, em colaboração com a Rodoviária do Tejo.

Nesta área, a FNA 23 apresentou uma candidatura ao Fundo Ambiental “Selo Verde 2023” que, a ser aprovada, irá permitir melhorar a monitorização e quantificação do consumo energético e do consumo de água, a implementação de bebedouros de água no recinto ou a colocação de mais depósitos de beatas nas entradas/saídas das áreas de exposição e no recinto, entre outras.

O recinto da Feira também vai registar várias melhorias, nomeadamente a criação de um espaço com empresas e atividades ligadas ao ovo na zona dos claustros, um espaço próprio e individualizado para a animação (bares, carrosséis, concertos) para permitir um maior conforto aos visitantes, um aumento da oferta gastronómica no espaço da restauração e tasquinhas, assim como uma melhoria do sistema de ventilação da Nave C.
Em termos de inovação, o Parque Coberto Pago irá contar com pagamento automático (multibanco e MB Way) e a exposição de Maquinaria Agrícola com as principais marcas e novidades do mercado.

Na sua opinião, quais vão ser os principais pontos de interesse da FNA 23 e o que os visitantes não vão poder perder?

A FNA 23 atrai vários tipos de público e o programa é de tal modo extenso que os principais pontos de interesse dependerão sempre da perspetiva dos visitantes. Os profissionais do sector não poderão deixar de assistir aos vários seminários que vão decorrer nos dias úteis, ou a Exposição de Maquinaria Agrícola, que está patente na Zona Exterior.
Numa perspetiva de lazer, recomendamos a prova de produtos tradicionais nos vários espaços gastronómicos que temos à disposição, uma visita à zona pecuária (aves, bovinos, equinos, caprinos, suínos), assistir aos vários espetáculos tradicionais (largadas, desfiles de campinos, atuações de ranchos folclóricos) ou aos concertos que já estão programados.

Que conferências/seminários gostaria de destacar na edição deste ano?
 

Entre alguns dos destaques, no dia 5 de junho irá ser realizado um workshop do projeto BIOMA “Soluções integradas de BIOeconomia para a Mobilização da cadeia Agroalimentar”, organizado pela ESAS. Já a 6 de julho destaque para as sessões Winegroover e GreenlightPlus, com organização a cargo da INOVA+. Ainda neste dia, a CAP organiza a sessão Regimes Ecológicos - Aplicação em Portugal, Espanha. Para o dia 7 de junho está programada a apresentação “Da Semente ao Prato: Inovação e Sustentabilidade na Ajuda ao Agricultor”, da CAP /ANCEMA /CIB, bem como o Congresso Ibérico de Avicultura, da Associação Nacional Avicultores Produtores de Ovos (ANAPO).

Que mensagem gostaria de deixar ao setor agrícola que irá marcar presença na FNA, seja como expositor ou visitante?

Aos expositores desejamos uma grande feira com muitos contactos e negócios e um agradecimento pela aposta em marcar presença na FNA 23.

Aos visitantes, faço um apelo para que possam conhecer a edição deste ano e aproveitem a oportunidade para contactar com o que de melhor se faz no país.

Horários

3 a 10 junho

Nave A: 10h00 às 22h30

Nave B: 10h00 às 22h30

Nave C: 10h00 às 24h00

Zona Exterior / Maquinaria Agrícola: 10h00 às 21h00

Atividades Lúdicas: 10h00 às 03h00

11 de junho

Todo o recinto: 10h00 às 20h00

REVISTAS

EvolyaFNA24Olival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial