Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Faturação do setor da cortiça ultrapassou os 2 mil milhões de euros em 2022

26/05/2023

A faturação conjunta de todo o setor da cortiça em Portugal atingiu os 2.010 milhões de euros em 2022, o que corresponde a um crescimento de 8,6 por cento face ao ano anterior. Segundo a análise setorial da Informa D&B, a fabricação de rolhas foi a atividade com melhor desempenho do setor, tendo alcançado um valor de 1095 milhões de euros, registando um crescimento próximo dos 20 por cento.

Imagen

No mesmo ano, as exportações totais do setor alcançaram os 1,2 mil milhões de euros, cerca de mais 8 por cento do que no ano anterior. As rolhas de cortiça natural cilíndricas são o principal produto exportado, representando cerca de 37 por cento do valor total. A França manteve-se como o principal mercado externo para as empresas do setor, com um peso de cerca de 20 por cento nas exportações totais. Entre os destinos comunitários mais relevantes destacaram-se também a Espanha e a Itália, com quotas de 16 por cento e 11 por cento, respetivamente.

O número de empresas da indústria da cortiça está em queda desde 2015. Em 2020 existiam 816 empresas. Aproximadamente 30 por cento destas empresas dedicam-se à preparação da cortiça, enquanto os fabricantes de rolhas representam cerca de 60 por cento do total, com 12 por cento a fabricar outro tipo de produtos.

A distribuição geográfica dos operadores apresenta uma grande concentração na zona norte de Portugal, onde estavam sediadas 84 por cento das empresas em 2020.

Consulte a tabela de dados gerais, correspondente ao ano de 2022, aqui.

Fonte: AICEP

REVISTAS

FNA24Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    27/03/2024

  • Newsletter Agriterra

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial