Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Iberdrola inicia “pasto solar” em Portugal com cerca de 300 ovelhas

28/06/2023

São quase 300 as ovelhas que usam os parques fotovoltaicos da Iberdrola em Portugal como local de pasto. Exemplo claro de economia circular, o “pasto solar” beneficia os agricultores, que ganham novos espaços para a sua atividade; é positivo para o parque solar, pois garante a manutenção ecológica do terreno e reduz o risco de incêndio; e beneficia os animais que, além de acesso a alimento, encontram nos painéis solares proteção do sol, da chuva e do vento.

Pastoreio nos parques fotovoltaicos beneficia agropecuária e a sustentabilidade
Pastoreio nos parques fotovoltaicos beneficia agropecuária e a sustentabilidade.

Foram já introduzidas 200 ovelhas no parque fotovoltaico de Algeruz II, localizado no distrito de Setúbal, a primeira infraestrutura solar concluída pela Iberdrola em Portugal, com 27 MW de capacidade instalada. O parque fotovoltaico de Conde, em Palmela, cuja construção terminou no ano passado, é usado por 70 ovelhas como local de pasto. Paralelamente, a Iberdrola está em processo de introdução de 200 ovelhas nos parques Alcochete I e II.

Além de exponenciar a regeneração dos solos, garantir a manutenção e atividades cinegéticas e apoiar a economia local, o “pasto solar” releva uma abordagem integrada ao desenvolvimento de energias renováveis em Portugal, aliando a produção de eletricidade às práticas e necessidades das populações.

“Na Iberdrola trabalhamos para que as estruturas de geração de energia renovável convivam positivamente com a população, gerando emprego local e apoiando diferentes iniciativas alinhadas ao setor primário, como a plantação de vinhas ou a instalação de colmeias. O nosso objetivo é promover a transição para um novo modelo socioeconómico, climaticamente neutro, resistente, sustentável e inclusivo”, refere Alejandra Reyna, Country Manager da Iberdrola Renováveis em Portugal.

Esta nova prática de pastoreio apresenta externalidades claramente positivas para a comunidade. Além da criação de empregos locais, fomenta-se, assim, outros setores como a pecuária, abastecendo o solo com nutrientes e novas sementes, aumentando a biodiversidade de forma mais natural.

Os custos de manutenção nas áreas envolvidas são reduzidos e este controlo da altura da vegetação ajuda ainda na prevenção contra os incêndios. Uma realidade que cria um novo ecossistema em que todos ganham: os pastores, a Iberdrola e as próprias ovelhas.

REVISTAS

Fna25

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    23/05/2025

  • Newsletter Agriterra

    19/05/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial