Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Syngenta apresenta soluções para a agricultura regenerativa na Agroglobal

28/08/2023

A Syngenta participa na Agroglobal, de 5 a 7 de setembro, em Santarém, apresentando no seu stand e nos campos demonstrativos da feira soluções para proteção das culturas, sementes e tecnologias digitais que apoiam os agricultores na transição para a agricultura regenerativa, com benefícios para os próprios agricultores, a sociedade e o planeta.

Imagen

O contributo da Syngenta para a agricultura regenerativa começa na investigação e desenvolvimento de variedades de sementes, de milho, girassol, cevada e hortícolas, com a mais alta tecnologia para a eficiencia produtiva e a resiliência climática.

No campo demonstrativo de variedades de milho da Agroglobal, a Syngenta apresenta 4 variedades com dupla aptidão para grão e silagem: as duas novidades SY Sandro (FAO 500) e SY Cadmium (FAO 500) e as já consagradas SY Fuerza (FAO 600) e SY Andromeda (FAO 500). As três últimas são milhos híbridos com tecnologia Artesian, ou seja, contêm genes e rotas metabólicas para se adaptarem melhor a situações de stress hídrico, com menor perda de produção, atingindo a máxima produtividade em condições hídricas ótimas.

No ensaio de milho da Agroglobal, a Syngenta controlou as infestantes com o herbicida Camix e aplicou NutribioN, um bioestimulante à base da bacteria Azotobacter salinestris CECT9690, que fixa de forma natural o azoto atmosférico nas folhas e nas raízes do milho, ativando a cultura. No stand da Syngenta estará patente uma demonstração visual dinâmica da atuação desta bactéria benéfica no milho.

Ao longo dos três dias da feira, a Syngenta organizará visitas ao campo de ensaio de milho com apresentações para agricultores, técnicos e entidades oficiais.

Syngenta Biologicals- juntos pela natureza

A gama de tecnologias biológicas que melhoram a saúde e o estado nutricional das culturas e do solo é apresentada sob a nova marca chapéu Syngenta Biologicals. Outra das soluções desta gama é Exployo Vit, uma feromona sexual pulverizável utilizada no método de confusão sexual, para o controlo da traça-dos-cachos (Lobesia botrana) em videiras. Trata-se de um novo conceito de confusão sexual em vinha, sem necessidade de colocação/retirada.

O produto estrela da companhia Orondis Ultra, um fungicida específico contra os míldios, foi utilizado no programa de tratamentos do campo demonstrativo de tomate para indústria da Agroglobal e vai estar em destaque no stand da Syngenta.

O contributo da Syngenta para a agricultura regenerativa passa também por ajudar os agricultores a otimizar a aplicação dos fatores de proteção e de nutrição, dando-lhes acesso a ferramentas digitais como a plataforma Cropwise, que será revelada na Agroglobal, ou o Interra Scan, um dos serviços de mapeamento de solos com maior resolução a nível mundial.

O Interra Scan é mais uma prova do compromisso da Syngenta em ajudar os agricultores a criar solos saudáveis, que são a base do nosso sistema alimentar. Esta tecnologia de deteção fornece mapas de todos os parâmetros habitualmente analisados no solo, incluindo pH, textura do solo, matéria orgânica, carbono e capacidade de troca catiónica, bem como orografia e disponibilidade hídrica das plantas – no total oferece mais de 800 pontos de referência de dados por hectare.

Outro exemplo de tecnologias digitais que a Syngenta coloca ao serviço dos agricultores é a rede de armadilhas inteligentes Trap View que instalou em diversas vinhas na Península de Setúbal para monitorizar de forma automática e em tempo real as capturas de insetos adultos da traça-dos-cachos. Os dados foram analisados pela equipa da Syngenta e partilhados durante toda a campanha vitícola 2023 no site da empresa, apoiando a tomada de decisão informada sobre os tratamentos para o uso sustentável dos produtos fitofarmacêuticos.

A Syngenta assume o compromisso de ajudar os agricultores a adotar práticas regenerativas, tais como a mobilização mínima do solo, a sementeira direta, a rotação e a consociação de culturas, a cobertura do solo durante todo o ano para prevenir a erosão e aumentar o sequestro de carbono, e o estímulo da biodiversidade na agricultura.

Em Portugal, a Syngenta participa e promove dois projetos alinhados com a agricultura regenerativa: o Operation Pollinator e o TomAC- Agricultura de Conservação em Tomate Indústria.

REVISTAS

CNEMA - Agroglobal 2025

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    30/06/2025

  • Newsletter Agriterra

    23/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial