Na sua estratégia de crescimento nos mercados internacionais, a CLAAS dará maior ênfase ao segmento dos tratores nos próximos anos. Para tal, está já a apresentar inovações tanto no topo do seu portfólio, com a potente Série XERION 12, como nos segmentos de menor potência, com os compactos ELIOS 200, ELIOS 300 e AXOS 200. Além disso, está a introduzir a nova gama Evion de ceifeiras-debulhadoras de cinco sacudidores.
Precisamente vinte anos após a histórica operação de compra da Renault Agriculture, a CLAAS anuncia a intenção de reforçar a sua presença no mercado do trator.
Durante um encontro com a imprensa europeia na Alemanha, organizado para antecipar os novos produtos que irá expor na Agritechnica, em novembro, a empresa demonstrou este propósito ao reforçar a sua gama com novos modelos nas duas áreas do seu portfólio no que respeita a potência. No entanto, sendo um especialista de longa data em colheitadeiras, o fabricante alemão também apresentou importantes inovações neste segmento, como a nova série de ceifeiras-debulhadoras EVION e a expansão da gama de gadanheiras DISCO.
Modelos das três novas gamas de tratores compactos CLAAS.
Três novas gamas equipadas com motor FPT de 4 cilindros, com potências de 75 a 103 cv e transmissões manuais de quatro velocidades totalmente mecânicas ou powershift de cinco velocidades com inversor eletrohidráulico sem embraiagem REVERSHIFT e powershift de duas velocidades (TWINSHIFT). Ambas têm 24 mudanças para a frente e 12 para trás, oito das quais na gama de funcionamento principal entre 5 e 15 km/h. Com uma velocidade mínima de 500 m/h (300 m/h a 1400 rpm).
Outras características notáveis são as rodas traseiras de trinta a 34 polegadas, o peso bruto de 5,1 a 6,0 t, uma cabine com túnel de transmissão e um centro de controlo confortável com piso plano. As capacidades de elevação variam de 3.200 a 3.350 kg.
Como alternativa à tomada de força 1000/540, todos os tratores ELIOS e AXOS 200 podem ser equipados com a combinação 540/540E. Opcionalmente também se pode fornecer uma TDF proporcional aos progressos. Além disso, para o elevador frontal está disponível uma TDF frontal com 1.000 rotações ou 540E para o engate frontal.
Os carregadores frontais CLAAS podem ser incorporados à medida das necessidades. Para além da série FL 60 com elevador hidráulico PCH autonivelante, estão também disponíveis as séries FL C 40 / 60 e FL E 40 / 60 com elevador mecânico autonivelante.
Na cabine do condutor, os principais comandos estão localizados na consola lateral ergonómica, agrupados de acordo com a função e todos de fácil acesso. Na consola lateral e junto a ela, encontram-se prateleiras e áreas de arrumação. Todas as informações relevantes podem ser visualizadas no ecrã a cores de 4,2 polegadas situado na consola do volante.
O XERION 12 Terra Trac atinge uma velocidade máxima de 40 km/h às 1.400 rpm. A versão com rodas Trac atinge 50 km/h.
A expressão máxima de potência na gama de tratores CLAAS. Dois modelos com motores Mercedes-Benz de 6 cilindros e até 3.100 nm de binário (a 1.300 rpm) com 15,6 litros de cilindrada e uma potência máxima de 585 ou 653 cv a 1.600 rpm. A velocidade de marcha lenta é de 650 rpm. Depósito de combustível centralizado com uma capacidade de 1400 litros, enquanto o depósito de AdBlue tem uma capacidade de 90 litros.
Caixa de velocidades de variação contínua CMATIC com quatro modos de condução selecionados automaticamente para a transmissão de potência aos dois eixos. Graças à distribuição do peso em tração 50:50, a potência é transferida para o solo, garantindo a sua proteção independentemente do ângulo de viragem da direção.
Está ainda disponível um sistema de auto-aprendizagem baseado no diálogo, para assistência ao operador e otimização de processos CEMOS. Ao otimizar a transmissão de potência, a gestão da tração e a lastragem, é possível obter melhorias percentuais de dois dígitos no consumo de combustível e no desempenho por área de superfície. Além disso, o CEMOS possui um assistente de ajuste de arado, bem como a aplicação TERRANIMO, que exibe o risco de compactação em três camadas de solo.
A CLAAS desenvolveu novas unidades de lagartas de tração positiva para o XERION 12.
O conceito de baixa velocidade do motor 2.0 no XERION engloba tanto o sistema hidráulico como o acionamento. Até três bombas Load Sensing abastecem os consumidores externos com até 537 L/min a 1900 rpm. Oito distribuidores de duplo efeito fornecem continuamente óleo suficiente às alfaias, com circuitos de controlo prioritários capazes de oferecer até 140 L/min.
Eixos direcionais com dois cilindros auxiliares de direção por eixo e rodas motrizes de grandes dimensões transmitem a potência de forma suave às correias de transmissão. A construção da estrutura em duas partes das lagartas permite que os dois pares de cilindros centrais montados nos bogies se adaptem aos contornos do solo, independentemente da estrutura principal. Os grandes blocos de borracha instalados entre o chassis e a estrutura principal do trator de rastos amortecem eficazmente os choques e as vibrações.
A cabine foi alargada 27 cm na parte frontal, inclui suspensão de quatro pontos e foi ainda mais dissociada do chassis para reduzir o impacto do ruído e das vibrações da transmissão e do chassis no condutor. O banco do condutor está disponível em três versões, com estofos de série ou opcionais em algodão ou pele de alta qualidade, e pode ser rodado 40° para proporcionar uma melhor visão das alfaias. As funções mais importantes são operadas e controladas através do apoio de braço multifunções cmotion e do terminal de ecrã tátil CEBIS.
A gestão de faixas do CEMIS 1200 também reduz consideravelmente o volume de trabalho.
CEMIS 1200
A CLAAS expandiu o terminal universal CEMIS 1200 com novas funções e características. A possibilidade de definir várias linhas de referência e segmentos de campo com a ajuda de limites de campo significa um grande aumento na comodidade, especialmente durante o cultivo e a sementeira. Para além disso, as linhas de condução podem agora ser marcadas com sinais coloridos e acústicos, e os dados mestre podem ser criados e processados diretamente no terminal. O CEMIS 1200 com o novo GPS Pilot é agora o padrão de auto-guia para todas as máquinas automotoras CLAAS, não só para a direção automática, mas também para a gestão de frotas e aplicações Smart Farming.
A ceifeira-debulhadora EVION é fabricada na fábrica da CLAAS em Gaomi, na China, inaugurada em 2014.
Um novo nome é adicionado à gama de ceifeiras-debulhadoras CLAAS. Três modelos (versão Classic ou Maxi) de cinco sacudidores, motor Cummins de 6 cilindros e 6,7 L, o mesmo da gama Trion, que atingem a potência nominal máxima de 204 cv (EVION 410), 231 cv (EVION 430) e 258 cv (EVION 450) a 1.900 rpm, enquanto a velocidade ao ralenti é de 800 rotações/minuto (1.200 rotações/minuto com funções hidráulicas ativas).
A EVION está equipada com uma unidade de debulha tangencial monocilíndrica com um tambor debulhador de 600 mm, oito barras de debulha e uma turbina sincronizada em combinação com cinco sacudidores de palha de 4,40 m de comprimento e uma largura de canal de alimentação de 1.420 mm. O resultado é uma área côncava de debulha de 0,95 m2 e uma área de separação de 6,25 m2 proporcionada pelos sacudidores de palha.
A velocidade do tambor debulhador pode ser regulada de forma contínua através do terminal CEMIS 700. O EVION Classic pode ser operado numa gama de velocidades de 480 a 1150 rpm (420 - 1080 rpm com o kit de redução), enquanto o Maxi, com as suas transmissões por correia de duas fases, pode lidar com velocidades de 220 a 630 e de 415 a 1150 rpm.
Capacidade do depósito de grãos até 8.000 L e descarga a 90 L/s.
O tabuleiro de peneiração funciona com as peneiras superior e inferior em sentidos opostos e tem uma área total de crivagem de 4,80 m2. Para além da regulação elétrica da peneira, o equipamento de série inclui um sistema de medição de perdas. A velocidade do ventilador radial é regulada a partir da cabine e pode inclusivamente ser controlada automaticamente com a função opcional Auto Slope, quando a colheita é efetuada a subir ou a descer. Uma janela de inspeção permite visualizar as devoluções a partir do assento do operador. O sistema de limpeza 3D, capaz de compensar uma inclinação lateral de até 20% quando a colheita é efetuada em declives, é de série nos modelos business e opcional nos modelos classic.
A cabine espaçosa e o apoio de braço de controlo com a alavanca multifunções CMOTION, o teclado bem posicionado e o terminal de ecrã tátil ISOBUS CEMIS 700 de 7 polegadas, que também pode ser utilizado noutros tratores e alfaias, são particularmente impressionantes.
Com a caixa de alimentação universal CLAAS e o acoplador múltiplo, a gama EVION consegue aceitar as cabeças já utilizadas no TRION e no LEXION: picadores de cereais até uma largura de trabalho de 6,80 m e apanhadores de milho até seis fileiras. Nas versões classic, a cabeça é acionada por uma única correia, enquanto nas versões maxi é acionada por duas correias.
Gama que atinge uma largura de trabalho de até 9,50 m. Estão disponíveis cinco modelos com condicionador de dentes ou de cilindros e agrupamento de fileiras auto swather, com barras de corte max cut com troca rápida de lâminas e suspensão active float.
Os cinco modelos são:
- DISCO 9700 Comfort: sem condicionador
- DISCO 9700 C Business: com condicionador de dentes
- DISCO 9700 RC Business: com condicionador de cilindros
- DISCO 9700 C Auto Swather: com condicionador de dentes e agrupamento de fileiras
- DISCO9700 RC Auto Swather: com condicionador de cilindros e agrupamento de fileiras
As versões Comfort e Business estão equipadas de série com total compatibilidade ISOBUS.
Os novos braços dobráveis podem ser hidraulicamente estendidos para fora em 300 mm e retraídos para dentro em 50 mm (curso máximo de 700 mm), para ajustar a sobreposição ao virar em esquinas e trabalhar em declives. O curso do braço oscilante pode ser ajustado continuamente a partir da cabina, entre 8,80 m e 9,50 m.
O modelo em destaque é a DISCO 9700 RC Auto Swather, especialmente concebida para a colheita de grandes volumes de forragem, até 60 t/ha, em combinação com um condicionamento suave e agrupamento de fileiras. O inovador fluxo de colheita é uma caraterística especial. O acionamento padrão dos condicionadores de cilindros é feito por meio de um cilindro de acionamento duplo com uma engrenagem de tesoura.
A DISCO 9700 RC Auto Swather é uma potente ceifeira-debulhadora de biomassa com junção de fileiras.
Os sistemas de engrenagem e transmissão estão preparados para tratores até 500 cv e incluem os novos veios cardan telescópicos triplos P-Line, desenvolvidos em conjunto com a Walterscheid, com perfis de aço de grande diâmetro especialmente endurecidos e uma nova embraiagem de fricção K-90. Dois cilindros de poliuretano em contra-rotação esmagam a forragem e o condicionador é espalhado por toda a largura da cama de corte.
Correias transportadoras transversais de 1.100 mm de largura, robustas e reforçadas com Kevlar, para um enchimento uniforme das unidades de correia da Auto Swather. Uma ou ambas as unidades podem ser dobradas hidraulicamente para consolidar uma largura de trabalho de 19 m para 12 m.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa