Envita
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Produtores de Mirtilo debatem futuro com especialistas

Gabriela Costa06/11/2023

Produtores de mirtilo de todo o país voltaram a reunir-se em Penalva do Castelo, nos dias 27 e 28 de outubro. Na sua 12ª edição, o Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo juntou centenas de produtores, mas também técnicos, fornecedores, consultores, investigadores e comercializadores, em torno das últimas tendências neste setor dos pequenos frutos.

Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e da Alimentação, na Sessão de Abertura do Encontro da ANPM
Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e da Alimentação, na Sessão de Abertura do Encontro da ANPM.

Com as inscrições esgotadas, o evento resultou em dois dias preenchidos com um programa que incluiu intervenções de especialistas nacionais e estrangeiros, momentos de networking, mostras de expositores, visitas técnicas e um seminário técnico/comercial.

Este encontro é organizado pela ANPM – Associação Nacional de Produtores de Mirtilo, e por produtores da região através da NBerry, em parceria com o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P., COTHN – Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, contando com o apoio do Município de Penalva do Castelo.

Tendências e tecnologias

Carlos Adão, presidente da ANPM e Francisco Lopes de Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo...

Carlos Adão, presidente da ANPM e Francisco Lopes de Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo.

A discussão sobre o mirtilo no mercado europeu, a utilização de novas tecnologias no contexto agrícola, a gestão da água, o melhoramento de plantas ou a organização e concentração da produção foram alguns dos temas em debate no evento.

O primeiro dia do encontro foi dedicado a um ciclo de palestras, debates e mostra dos expositores presentes. Em destaque, na sessão de abertura, a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, ao lado de Carlos Adão, presidente da ANPM e Francisco Lopes de Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo.

A jornada de trabalho integrou ainda seis sessões: Mercado: Novas tendências; Tecnologias de produção; Gestão de água; Desenvolvimento técnico e melhoramento de plantas; Projetos de investigação em mirtilo; e uma Mesa de Produtores, que debateu os temas “Campanha do mirtilo 2023”, “Necessidades da fileira: Que futuro para o mirtilo?” e “Caracterização da concentração da oferta em Portugal”.

Entre os oradores nacionais presentes, destaque para representantes das empresas Portugal Fresh, Auchan, Logofruits, Campo Blue, Lusomorango, The Summer Berry Company e Big Blue Berries.

Imagen
No segundo dia, o seminário técnico / comercial teve a sua abertura no NBerry, com visita às instalações e demonstração das linhas de seleção, classificação, calibração e embalamento. Seguiram-se sessões técnicas/comerciais nas empresas Tomra, Fitolivos e Wisecrop, com lugar a apresentações e momentos de networking.

De acordo com a organização, “o crescimento do número de produtores e da área instalada de mirtilos em Portugal, bem como o perfil dos produtores, jovens qualificados com interesse em trocar experiências, debater ideias e encontrar soluções para as suas explorações, acompanhando as melhores práticas agrícolas, tem permitido atrair para o evento cada vez mais participantes”.

Com a maior participação de oradores internacionais, esta edição contou com intervenções de especialistas dos Estados Unidos da América, Marrocos e Itália, mas também de vários investigadores, comercializadores e produtores nacionais.

O 12ª Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo reuniu mais de três centenas de participantes em Penalva do Castelo. A próxima edição está prevista para 2024, em local a anunciar.

foto

REVISTAS

EvolyaFNA24Olival 2024

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    24/04/2024

  • Newsletter Agriterra

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial