Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Açores: Plano e orçamento para 2024 com aumento de 13% no investimento em caminhos agrícolas, anuncia António Ventura

09/11/2023
O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural destacou esta segunda-feira, na Graciosa, a proposta do Plano de Investimentos para 2024 do Governo Regional, que prevê um aumento de 13% no investimento em caminhos rurais, agrícolas e florestais nas nove ilhas da Região.
Imagen

“Estamos a falar de um reforço de cerca de um milhão de euros para investimentos em caminhos rurais, agrícolas e florestais em todo o arquipélago, tendo em conta a importância da manutenção e preservação desses caminhos, que são fundamentais para que as explorações agrícolas tenham bons acessos e possam produzir leite, carne e hortícolas com menores custos de produção”, frisou.

“No geral, estamos a falar um investimento total de quase 10 milhões de euros, 9.881,312 euros, mais precisamente, sendo que 3.988,76 euros advém de fundos comunitários e 5 892,54 euros do ORAA”, acrescentou.

António Ventura falava à margem de uma reunião com a direção da Associação de Agricultores da ilha Graciosa, onde relembrou que, até 2027, serão efetuados investimentos de 20 milhões de euros na recuperação de caminhos agrícolas por toda a Região, tal como foi anunciado no final de agosto pelo Presidente do Governo, após uma reunião com a Federação Agrícola dos Açores.

“Com a gestão do Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA), a conjugação do Prorural+ e do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) vai permitir ter cerca de 20 milhões de euros disponíveis, o que significa uma duplicação dos valores de apoio”, realçou.

O governante sublinhou a “degradação e abandono” a que os referidos caminhos foram votados pelas anteriores governações, reconhecendo que “são investimentos desta natureza que promovem a melhoria das condições de trabalho dos agricultores e conseguem aumentar a rentabilidade das explorações”.

Para além disso, acrescentou, “esses caminhos também têm atualmente valor enquanto espaços de lazer e turismo, sendo cada vez mais procurados e percorridos por quem visita os Açores em turismo”, concluiu.

REVISTAS

Exployo VitVI Forum

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    19/06/2024

  • Newsletter Agriterra

    12/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial