A Consulai, empresa de consultoria nos setores agrícola, alimentar, florestal, do mar e do desenvolvimento rural, é parceira do projeto europeu Horizon Europe Grazing4AgroEcology - uma rede europeia para promover o pastoreio, apoiando-se no desempenho económico e ecológico das pastagens, bem como no bem-estar dos animais.
Grazing4AgroEcology (G4AE) é um projeto financiado pela UE que visa restaurar a confiança dos agricultores e da indústria agrícola no desempenho da produção e na competitividade da pastagem, promovendo inovações agroecológicas para uma gestão sustentável da pastagem. A G4AE apoia diretamente alguns dos objetivos do Pacto Ecológico da UE: restauração da biodiversidade, redução das perdas de nutrientes e redução das emissões de GEE.
Os sistemas de produção agrícola baseados no pastoreio têm a capacidade de produzir alimentos de elevada qualidade, de serem benéficos para a competitividade dos agricultores e para o bem-estar dos animais, bem como para outros serviços ecossistémicos que são amplamente apreciados pela nossa sociedade. No entanto, por muitas razões, o pastoreio está geralmente a diminuir na Europa, o que constitui uma ameaça para muitos serviços ecossistémicos.
O agricultor e a comunidade agrícola estão no centro de uma rede multi-atores que aborda todo o Sistema de Conhecimento e Inovação Agrícola de pastoreio (AKIS), incluindo ciência e prática, Grupos Operacionais (GOs), organizações não governamentais (ONGs), conselheiros, bem como consumidores e cidadãos.
Coordenado pelo Grünlandzentrum, Alemanha, o G4AE funciona durante três anos e meio (setembro de 2022 a fevereiro de 2026). O consórcio é composto por 18 parceiros de oito estados-membros da UE (França, Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal, Roménia e Suécia) para representar uma vasta gama de práticas de pastoreio.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa