Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Portugal Fresh reelege Gonçalo Santos Andrade como presidente

28/12/2023

A Portugal Fresh - Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores, reelegeu Gonçalo Santos Andrade para presidir um novo triénio.

Imagen

Defender a modernização urgente de perímetros de rega e a criação de novas reservas de água, apostar na diversificação de mercados, atingir a média europeia da produção organizada em 2030 e defender mais investimento no setor agroalimentar são algumas das metas estratégica da direção agora eleita.

Novos órgãos sociais para triénio 2024-2026

Direção

  • Presidente - Gonçalo Santos Andrade foi reeleito presidente
  • Vice-presidentes - João Manuel Alves, da Lusopera, Luís Mesquita Dias, da Summer Berry, Tiago Malhou da Costa, da Nogam, e Vítor Araújo, da Kiwigreensum.
  • Mesa da Assembleia Geral
  • Presidente – Domingos dos Santos, da Frutoeste
  • Vice-presidente - Gilberto Franco, da Extrafrutas
  • Vogal - Hélio Ferreira, da Granfer

Conselho fiscal

  • Presidente - Aristides Sécio, da Coopval
  • Vogais - Rodrigo Vinagre, da Torriba, Gonçalo Pereira, da VGT Portugal

A direção eleita sublinha que "só com um forte espírito de equipa e um trabalho profissional será possível conseguir maximizar o retorno à produção, valorizando a diferenciação e qualidade dos nossos produtos". Promover o consumo no mercado interno é uma das metas, mas sem esquecer a importância de abrir mercados em geografias estratégicas. "O valor das exportações do setor continua a crescer e, entre janeiro e outubro, registou um aumento de 11,2 % em valor e um decréscimo de 5,2% em quantidade".

O valor por quilo aumentou 17,3% e a direção da Portugal Fresh prevê que as exportações alcancem os 2.200 milhões de euros em 2023. "Temos neste momento 8 mil milhões de consumidores e, em 2030, teremos 8,5 mil milhões. Há que produzir mais e depender menos de importações", acrescentam.

Entre as áreas estratégicas definidas pela direção, destacam-se "as ações de promoção internacional e o reforço da ligação estreita à AICEP e embaixadas. A diversificação de mercados, como a China, a Índia e a Indonésia, será outra das prioridades e a Portugal Fresh fará pressão junto do Governo para a abertura de mais mercados. A criação de uma interprofissional para o setor (organização que junta os agentes da produção, da transformação e/ou da comercialização) mantém-se como grande objetivo".

Fonte: Portugal Fresh/ CAP

REVISTAS

Fna25

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    28/04/2025

  • Newsletter Agriterra

    14/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial