Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Agricultores ibéricos definem estratégia de ação conjunta

Eurodeputados debatem em Lisboa recursos hídricos do milho

21/02/2024

Agricultores ibéricos e eurodeputados dos dois lados da fronteira estão reunidos em Lisboa, no âmbito do 3°Congresso Ibérico do Milho e poderão definir uma estratégia de ação conjunta em defesa desta atividade primordial para a sociedade.

Imagen

Da reflexão destes dois dias do evento deverão sair ideias para os dois países agirem em conjunto em defesa dos problemas que são comuns: preços justos, menos burocracia, medidas agroambientais mais realistas, melhor gestão dos recursos hídricos, entre outras.

A água é um dos temas que une os produtores ibéricos e este recurso natural estará em análise no encontro. Jorge Neves, presidente da ANPROMIS – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, recorda que “sem água não há alimentos” e que os agricultores “utilizam a água de forma altamente eficiente através da tecnologia” e é preciso que a União Europeia tenha presente a dificuldade que os países mediterrâneos têm de fazer agricultura sem água.

José Luís Romeo, presidente da AGPME – Associação dos Produtores de Milho de Espanha, recorda que “Portugal e Espanha têm as mesmas dificuldades na produção de milho”, sublinhando que “quando há seca em Portugal também há em Espanha”.

Jorge Neves e José Luís Romeo sublinham que na Europa do norte “a água nunca foi uma preocupação”, embora as alterações climáticas estejam a levar a escassez de água também a esses países que começam “a dar-lhe mais importância”.

Os desafios da cultura passam ainda pelo preço dos cereais que está em queda, embora os custos de produção continuem a aumentar, nomeadamente o preço das sementes, do gasóleo e fitofármacos. Alia-se ainda nesta equação a redução dos apoios pagos ao agricultor no âmbito da Política Agrícola Comum e os atrasos constantes nos pagamentos.

Jorge Neves e José Luís Romeo reforçam a importância das associações dos agricultores como entidades de defesa dos interesses dos agricultores, sendo o Congresso Ibérico do Milho sinónimo da relevância destas entidades. O evento vai juntar em dois dias mais de 680 empresários agrícolas, estudantes, académicos e políticos.

O evento conta também com a presença de Paulo Portas, que vai falar sobre 'Geopolítica e as tendências de evolução da agricultura europeia', porque a soberania alimentar da Europa é de extrema relevância e, no que respeita ao milho, a Europa está cada vez mais dependente da importação de países politicamente instáveis.

REVISTAS

Evolya

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    15/05/2024

  • Newsletter Agriterra

    08/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial