A inovação é vista como um motor do desenvolvimento rural que estabelece vantagens competitivas, sendo, por conseguinte, uma das principais características da futura rede.
Agricultores, empresas, cooperativas, associações e administrações públicas unirão esforços para transformar esta região, entre Portugal e Espanha, num território ainda mais atrativo: trabalhando conjuntamente em novas oportunidades de negócio; e com uma capacidade reforçada para enfrentar novos desafios e oportunidades que surjam no futuro.
Portugueses e espanhóis terão formação partilhada para resolverem problemas comuns, tendo a inovação agrícola nas zonas rurais como pano de fundo, e trabalhando em temáticas decisivas como:
O projeto inicia-se com a organização de seis encontros:
Estes encontros incluirão visitas a propriedades, apresentações e debates sobre experiências inovadoras no setor agrícola, para que os atores do setor agrícola dos dois lados da fronteira debatam, em conjunto, possibilidades de resolução de problemas comuns.
Além disso, estes encontros também servirão de ponto de encontro para os agentes que possam estar interessados na Rede de Apoio à Inovação Agrícola, que está a ser criada na Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia.
Em cada encontro, os grupos de ação local portugueses e espanhóis apresentarão as estratégias planeadas para o período 2024-2030, de forma a debater propostas de cooperação.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa