Os controladores de nivel
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Seedsight desenvolve solução para combate ao desperdício de sementes e cereais

22/04/2024
Para aumentar a quantidade e qualidade dos alimentos disponíveis no futuro, a plataforma da Seedsight está a desenvolver uma solução que combate o desperdício de sementes e cereais.
Imagen

A Seedsight , startup deeptech incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), está a analisar a qualidade, disponibilidade e acessibilidade de alimentos essenciais como os cereais e as sementes, um desafio para a sobrevivência dos sistemas alimentares.

A tecnologia da Seedsight tem a capacidade de, em simultâneo, validar informações de caracterização de cereais via análises online biomoleculares e biofísicas de baixo custo em larga escala tirando partido de tecnologias blockchain, deep learning, Inteligência Artificial (IA) e sensores óticos.

Através da monitorização que pode ir até carregamentos inteiros de cereais pode otimizar-se a identificação das melhores espécies, origens e fornecedores de sementes e grãos, aos preços mais competitivos.

Este desenvolvimento da Seedsight pretende dotar a cadeia agroalimentar com o conhecimento necessário para melhorar o processo de decisão na aquisição de matérias-primas de produtos alimentares.

No futuro, os modelos da startup portuguesa preveem uma redução futura de 8% nos custos relacionados com a triagem do melhor cereal, até 89% na redução do tempo de aquisição dos melhores grãos e 20% de aumento da produtividade na transformação de cereais em produtos finais.

REVISTAS

Exployo VitVI Forum

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    19/06/2024

  • Newsletter Agriterra

    12/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial