O Conselho Europeu adotou formalmente uma revisão específica de determinados atos de base da política agrícola comum (PAC).
As novas regras entram em vigor no dia seguinte à publicação no Jornal Oficial da UE, antes do fim do mês, podendo algumas das normas relacionadas com as ecocondicionalidades para o ano de pedido de 2024 ser aplicadas com retroativos.
A proposta foi avançada pela Comissão Europeia em 15 de março, debatida em tempo recorde pelos colegisladores, tendo o Parlamento Europeu aprovado o pacote em 24 de abril.
O Conselho da UE aprovou formalmente a proposta que responde “aos problemas encontrados durante o primeiro ano de aplicação da nova PAC”, segundo um comunicado.
Esta revisão surge em resposta às preocupações manifestadas pelos agricultores nos últimos meses e tem em conta o impacto da evolução geopolítica, como as consequências da invasão da Ucrânia pela Rússia, bem como dos fenómenos meteorológicos extremos.
O setor queixa-se também de concorrência desleal de países extra-União Europeia e da fraca posição dos agricultores na cadeia de abastecimento, que chegam a vendar os seus produtos abaixo do preço de custo.
O que consta da revisão do regulamento
• A revisão incide sobre determinados elementos do regulamento relativo aos planos estratégicos da PAC e do regulamento relativo ao financiamento, à gestão e ao acompanhamento da política agrícola comum (o “Regulamento Horizontal”) e surge em resposta aos problemas encontrados durante o primeiro ano de aplicação da nova PAC.
• As regras atualizadas traduzem-se numa simplificação, na redução dos encargos administrativos e numa maior flexibilidade no cumprimento de determinadas ecocondicionalidades, assegurando simultaneamente um quadro previsível para os agricultores.
• O texto estabelece um equilíbrio ponderado entre a necessidade de manter as ambições de sustentabilidade da atual PAC e a garantia de que as preocupações dos agricultores são atendidas de forma rápida e eficaz.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa