O projeto OrganicAdviceNetwork, financiado pela Comissão Europeia e pela Secretaria de Estado da Educação, Investigação e Inovação da Suíça, reuniu em Bruxelas 18 parceiros de vários países europeus, nas instalações da IFOAM Organics Europe, com o objetivo de planear os primeiros passos desta iniciativa europeia sobre agricultura biológica.
Alinhado com o objetivo da UE de atingir 25% de terras agrícolas orgânicas até 2030, como parte da estratégia 'Do Prado ao Prato', o projeto aborda a necessidade urgente de dispor de consultores qualificados em agricultura orgânica. O seu principal objetivo consiste em criar e incentivar uma rede de consultores ecológicos nos 27 Estados-membros da UE e em sete outros países europeus.
O encontro, realizado em abril, deu aos parceiros do projeto a oportunidade de trocar experiências, descobrir a diversidade de serviços de consultoria ecológica e assumir a missão do projeto.
No primeiro dia da reunião, Natalia Brzezina, responsável de políticas da Comissão Europeia, da DG AGRI, e Céline Choquer, responsável de projetos da Agência de Execução para a Investigação, receberam calorosamente os parceiros do consórcio. Destacaram o compromisso da União Europeia no apoio à investigação e à inovação e sublinharam o importante papel do projeto OrganicAdviceNetwork na consecução dos objetivos da UE através do reforço dos serviços de consultoria ecológica.
A IFOAM Organics Europe delineou os próximos passos para estabelecer e dinamizar uma rede pan-europeia de consultores e serviços de consultoria para o setor orgânico.
O projeto organizará um total de 30 visitas cruzadas em cinco áreas geográficas, 20 para os setores de culturas arvenses e ruminantes e 10 para os setores de legumes, frutas e viticultura. Prevê-se um maior dinamismo da rede através de atividades contínuas de intercâmbio de conhecimentos. Estas atividades também incluem formação em competências interpessoais e módulos de formação online que abrangem vários tópicos agrícolas, com o objetivo de apoiar consultores ecológicos novos e experientes. Será dada especial atenção aos consultores convencionais e jovens licenciados que desejem adquirir competências em consultoria para a agricultura biológica.
O projeto também identificará e promoverá modelos de negócios bem-sucedidos para a estruturação e financiamento de serviços de consultoria ecológica por meio de um 'Concurso de Consultoria Ecológica'.
Nos últimos dois dias, foi dada ênfase à identificação de ferramentas eficazes para o intercâmbio de conhecimentos, o tratamento das principais lacunas de conhecimentos entre os consultores e o desenvolvimento de estratégias para o recrutamento de consultores para as atividades do projeto. Os participantes debateram como melhorar a comunicação e a divulgação dos resultados dos projetos entre os intervenientes do AKIS, dentro ou fora da comunidade ecológica, além de formas de de criar sinergias com outros projetos, iniciativas e decisores políticos da UE.
Os parceiros tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre os serviços de consultoria ecológica na Flandres. Lieven Delanote, um experiente consultor ecológico, apresentou a exploração agrícola orgânica experimental de 17 hectares da INAGRO, que permite que os consultores ecológicos ganhem o reconhecimento e a confiança dos agricultores.
Carmen Landuyt, do CCBT, apresentou a rede FORK, que facilita o fluxo de conhecimentos sobre agricultura orgânica entre institutos de investigação flamengos e agricultores. O passeio terminou na exploração agrícola orgânica 't Goed ter Heule, uma exploração agrícola familiar mista de nove hectares perto de Kortrijk, com um delicioso jantar preparado com os produtos orgânicos ali produzidos.
Embora os serviços de consultoria de 14 países europeus já estejam envolvidos no projeto, a OrganicAdviceNetwork recebe consultores ecológicos novos e experientes para participarem nas atividades do projeto (visitas cruzadas, formação em competências interpessoais, cursos online e outras atividades de intercâmbio de conhecimentos).
Organizações envolvidas na OrganicAdviceNetwork:
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa