Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

Cinco tendências em IA que vão revolucionar a agricultura em 2025

29/01/2025
CEO da Syngenta Group explicou que 2025 será o primeiro ano em que a IA efetivamente revolucionará a agricultura, desde a investigação até ao campo.
Imagen

No decorrer do Fórum Económico Mundial (WEF), mais precisamente no painel de debate na Bloomberg House sobre o tema “From Soil to Silicon: How Advanced Technologies Are Cultivating the Future of Sustainable Agriculture”, o responsável máximo do Syngenta Group, Jeff Rowe, apresentou as cinco principais tendências de Inteligência Artificial (IA) que definirão a agricultura em 2025.

As cinco principais tendências de IA identificadas pela Syngenta são:

  1. IA em I+D: Atualmente, na Syngenta, todos os projetos de investigação utilizam modelos de aprendizagem automática para identificar novas substâncias ativas, tanto para produtos sintéticos como biológicos.
  2. IA no campo: A adoção de sistemas baseados em IA para monitorizar e prever de forma fiável a saúde do solo, fornecendo mapas de alta resolução de nutrientes, textura e carbono do solo aos agricultores.
  3. IA nas mãos dos agricultores: ferramentas digitais baseadas em IA generativa que atuam como assessores agronómicos para ajudar os agricultores a optar pelas melhores práticas de gestão das culturas.
  4. IA na gestão de pragas: Agricultura de precisão e soluções de tomada de decisão baseadas em dados que apoiam os agricultores, direcionando os produtos de proteção de culturas apenas para as áreas infestadas.
  5. IA na gestão da cadeia de abastecimento: previsão da procura, antevisão do mercado e redução da produção excedentária e do desperdício para otimizar a logística e melhorar a eficiência.

Jeff Rowe, CEO do Syngenta Group, afirmou: “a IA e as ferramentas digitais estão a revolucionar a agricultura e as práticas sustentáveis. Sistemas avançados de monitorização integram imagens de satélite, drones e mapas do solo para permitir a gestão precisa das culturas. A análise preditiva, potenciada por IA e por machine learning, fornece aos agricultores informação que lhe permite atuar, transformando práticas reativas em estratégias proativas.”

O mercado global de AgriTech, avaliado em 24,19 mil milhões de dólares em 2023, deverá atingir 54,17 mil milhões até 2029, de acordo com um relatório recente da AgriTech Market analysis. Estima-se que o mercado global de IA na agricultura aumente de 1,7 mil milhões de dólares em 2023 para 4,7 mil milhões até 2028, revela uma análise de mercado recente, destacando o potencial económico significativo destas tecnologias. Um relatório do WEF estima que a agricultura digital pode impulsionar o PIB agrícola de países de baixo e médio rendimento em 450 mil milhões de dólares anualmente.

REVISTAS

Fna25

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    19/05/2025

  • Newsletter Agriterra

    12/05/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial