Espanha e Portugal reforçam a sua colaboração no domínio da saúde vegetal e animal
Espanha e Portugal reforçam a colaboração em matéria de sanidade vegetal e animal na 58.ª reunião hispano-portuguesa que se realizará em Sevilha, onde peritos governamentais de ambos os países, bem como das comunidades autónomas e das regiões fronteiriças, analisarão todas as doenças e pragas.
A reunião inclui simulacros epidemiológicos transfronteiriços e de surtos de pragas.
Durante a reunião será analisada a situação das principais pragas e doenças vegetais e animais que afetam ambos os territórios, como a xylella fastidiosa e a febre catarral, e serão realizadas uma série de simulações transfronteiriças de determinadas pragas e doenças para afinar a coordenação de protocolos e as ações a desenvolver em cada caso, informou o Ministério da Agricultura em comunicado.
Também serão discutidos aspetos que preocupam os serviços sanitários de Espanha e Portugal, incluindo a possível modificação do regulamento da União Europeia que regula a venda, o uso e o controlo dos produtos fitossanitários, a fim de melhorar o seu funcionamento.
Da mesma forma, será analisado o documento Visão para a Agricultura e Alimentação apresentado pela Comissão Europeia e serão estudadas as medidas que devem acompanhar a sua aplicação no domínio da saúde animal e vegetal.