Entre outros desenvolvimentos significativos em 2024, as exportações da UE aumentaram para a Suíça (+653 milhões, +6%) e para o Japão (+458 milhões, +6%). As preparações de cereais, os produtos lácteos e o vinho encabeçam a lista dos produtos do setor em termos de quantidades, enquanto as azeitonas e os produtos de cacau registaram os maiores aumentos em valor, em grande parte devido ao aumento dos preços.
Quanto às importações agroalimentares da UE, estas também cresceram para 171,8 mil milhões de euros, um aumento de 8% em relação a 2023 (+12,4 mil milhões).
O Reino Unido, a Ucrânia e o Brasil continuam a ser os maiores fornecedores de bens importados. Os produtos mais importados em termos de valor foram o cacau e o café, principalmente devido ao aumento contínuo dos preços mundiais ao longo do ano. Seguiram-se-lhes os frutos, os frutos de casca rija e as oleaginosas e proteaginosas.
A UE continua a negociar com uma vasta gama de parceiros comerciais e a exportar um cabaz diversificado de produtos, o que contribui para a resiliência do sector. O relatório completo está agora disponível em linha e fornece informações e dados pormenorizados sobre esta evolução.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa