A Timac Agro apresenta compromissos concretos, reais e mensuráveis com a sustentabilidade, no âmbito do Plano Armony 2030. Um novo compromisso que coloca a inovação ao serviço da sustentabilidade: económica, social e ambiental.
“A nossa prioridade é inovar para sermos cada vez mais sustentáveis em todos os domínios”, afirma a empresa de nutrição vegetal e animal. Para isso, “não só inovaremos em todo o processo produtivo, mas também na forma como a empresa funciona, alcançando objetivos ambiciosos como a neutralidade das emissões derivadas da nossa atividade”. Tudo isto, claro, “sem desviar o foco das pessoas”, explicam.
E sublinham: “a ideia é oferecer uma resposta sustentável para viver em harmonia com o nosso ambiente, entendendo que temos uma responsabilidade para com o futuro do sector agrícola e pecuário, e do planeta”.
Três áreas de ação: Produto, Ambiente e Pessoas
Os compromissos do Plano Armony 2030, que serão implementados até 2030, abrangem três áreas de ação: Produto, Ambiente e Pessoas.
Produto:
No que respeita ao produto, a Timac Agro compromete-se a continuar a lançar no mercado soluções eficientes, tendo em conta o seu impacto na biodiversidade. Para o efeito, utilizará tecnologias de ponta e aumentará a utilização de matérias-primas orgânicas e circulares. Tudo isto, com inovação nas embalagens, para melhorar a sua usabilidade, reduzir o seu impacto e aumentar a sua reciclabilidade e reutilização. Além disso, a empresa fornecerá informações sobre o impacto de todos os seus produtos, verificadas por organismos de certificação independentes.
Por fim, continuará a promover o aconselhamento sobre a utilização ótima das suas soluções através da formação contínua e da utilização de novas tecnologias, através da sua rede de agrónomos e veterinários.
Ambiente:
A Timac Agro compromete-se a alcançar a neutralidade das emissões de CO2e da sua atividade comercial (âmbitos 1 e 2) até 2030. Além disso, reduzirá em 10% as emissões de CO2e geradas pelas matérias-primas, pelo transporte e pela utilização dos seus produtos no terreno (âmbito 3) até 2030. Também continuará com as suas boas práticas de reutilização de água, mantendo zero descargas de água industrial na sua fábrica de Lodosa.
Pessoas:
Consciente de que as pessoas são a força motriz da mudança para viver em harmonia com o meio ambiente, o objetivo final do Plano Armony 2030, a Timac Agro está empenhada em trabalhar apenas com entidades responsáveis que demonstrem uma cultura empresarial em linha com os seus valores. Continuará também a desenvolver o talento das suas equipas, promovendo o emprego e a partilha de conhecimentos, bem como a realizar campanhas de formação e sensibilização para uma cultura de segurança e prevenção nas suas instalações industriais.
“Trata-se de fazer melhor todos os dias, para que tudo o que fazemos tenha o melhor impacto possível. E isso significa continuar a oferecer soluções inovadoras que geram benefícios sustentáveis, tanto para os agricultores e criadores de gado, como para o resto da sociedade”, conclui a empresa.
Todas as informações sobre o plano estão disponíveis no sítio Web: Plano Armonia 2030.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa