Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

FENAREG e CAP debatem o futuro da agricultura nos países do sul da Europa

30/05/2025
Conferência internacional está agendada para 11 de junho, em Santarém.
Imagen

A FENAREG – Federação Nacional dos Regantes de Portugal, vai levar a cabo em parceria com a CAP- Confederação dos Agricultores de Portugal, a Conferência Internacional dedicada ao tema Agricultura Nos Países do Sul da Europa. O evento, que decorre no âmbito da Feira Nacional de Agricultura, terá lugar no próximo dia 11 de junho a partir das 10h, na Sala Ribatejo, no CNEMA.

Como refere a Federação, este “encontro de alto nível” vai contar com a presença e entre outros de: Pierre Bascou, diretor-geral adjunto da Direção-Geral da Agricultura da Comissão Europeia, José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Núncio, presidente da FENAREG e dos Irrigants d’Europe; Álvaro Mendonça e Moura, presidente da CAP; Paulo do Nascimento Cabral, eurodeputado; Elli Tsifourou, Secretária Geral do Copa–Cogeca; bem como os responsáveis das principais organizações agrícolas europeias de Portugal, França, Espanha, Itália, Grécia e Croácia.

Entre os temas a debate encontra-se a resiliência da agricultura de regadio face às alterações climáticas; as ferramentas políticas e tecnológicas ao dispor dos agricultores; as expectativas dos agricultores em relação à nova PAC; e o papel da agricultura e das florestas na sustentabilidade e coesão dos países do sul da Europa.

José Núncio, Ppresidente da FENAREG e da Irrigants d'Europe, destaca a este propósito: “este é um momento muito importante quer para os desafios e prioridades da Política Agrícola Comum (PAC) pós-2027, porque precisamos de assegurar um orçamento robusto, fundamental para o futuro da agricultura europeia, quer para o Plano de Resiliência Hídrica Europeu que impacta diretamente o desenvolvimento da agricultura e da segurança alimentar na Europa, e na elaboração do qual deve ser envolvido o setor agrícola que é um dos grandes utilizadores. Temos a expectativa de que deste debate possa também contribuir para que o Plano de Resiliência Hídrica Europeu ganhe uma visão holística e capaz de unir as realidades e as necessidades distintas do Norte e do Sul da Europa. O grande desafio no que diz respeito à água é equilibrar realidades e ajustar as soluções à medida de cada uma das regiões do continente, articulando Planos de Inundação com Planos de Seca, e fazendo convergir os sentidos”.

O responsável defende ainda que “é fundamental que a Resiliência Hídrica na Europa assuma agora também uma perspetiva mais ampla e atenta ao futuro, em que o armazenamento de água será cada vez mais critico e com tendência a transformar-se em estratégico, até porque a ciência nos diz que a escassez da água será uma realidade crescente que as alterações climáticas acelerarão. Por outro lado, a tónica do combate ao desperdício, que assenta essencialmente em tarifas penalizadoras, deve ser agora colocada na modernização dos sistemas de rega, muito mais evoluídos e eficientes nos países do Sul, com menos resiliência hídrica, onde a rega localizada (gota a gota) e de aspersão, é utilizada em 84% da área regada, em contraponto com as regiões onde o recurso é relativamente mais abundante e que ainda usam os tradicionais sistemas de aplicação em canhão que marcaram os anos 90 do século passado”.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e devem ser feitas em: https://forms.office.com/e/SmwdaQmhXr.

REVISTAS

CNEMA - Agroglobal 2025

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    30/06/2025

  • Newsletter Agriterra

    23/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial