A AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal inaugurou na sexta-feira, 27 de junho, a sua delegação n.º 60, na cidade de Beja. A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, e contou com inúmeras entidades locais, regionais e nacionais, deputados, dirigentes associativos e agricultores. Todos realçaram a importância do novo espaço da AJAP, que está ao dispor dos Jovens Agricultores e Agricultores no Baixo Alentejo e de toda a região.
A abertura da Delegação AJAP Beja, instalada no Edifício CIBT NERB - Centro de Incubação de Base Tecnológica, localizado na Rua Cidade de São Paulo, representa mais um passo no reforço da presença da AJAP no território nacional, numa região com grande relevância para a agricultura portuguesa.
Um evento que “simboliza o espírito pró-ativo e empreendedor que carateriza a AJAP, na defesa permanente a nível nacional e internacional, dos jovens agricultores portugueses, dos jovens empresários rurais e da agricultura nacional”, divulga a associação em comunicado.
Para a AJAP “o despovoamento, o envelhecimento e o abandono das atividades económicas nestes territórios não podem ser uma fatalidade, pelo contrário, devem ser oportunidades para que se possam instalar Jovens agricultores e jovens empresários rurais, e tudo deve ser feito, por parte de todos os responsáveis públicos e privados, para melhorar a atratividade destes territórios e o ecossistema empreendedor e inovação rural”. Mas para isso, “é necessário melhorar muitas infraestruturas existentes ou criar as novas necessárias, numa lógica de desenvolvimento integrado, sustentável e bastante direcionado aos jovens e outros empreendedores e investidores”, sublinha.
Beja, todo o seu distrito, e muitos concelhos envolventes “são um excelente exemplo disso”, não só por aquilo que a agricultura hoje representa nesta enorme região, mas por tudo o que esta atividade de produção primária gerou à sua volta, desde indústria, fornecedores de equipamentos e matérias-primas e uma enorme multiplicidade de serviços, conclui a AJAP.
O presidente da AJAP, Henrique Silvestre Ferreira, disse, no seu discurso, que “para a AJAP é um orgulho a abertura desta delegação em Beja, uma das muitas capitais da agricultura portuguesa, a par de outras”. Relembrou que hoje o setor “está forte, pujante e dinâmico”, pese embora ainda padeça de alguns problemas, entre eles, o do envelhecimento. “A agricultura está envelhecida, a idade média dos agricultores portugueses é de 65 anos, pouco rejuvenescida, apenas 3,7% são jovens agricultores em Portugal, sendo que a média europeia é de 12%”, alertou, lembrando a necessidade de apostar muito mais nos jovens, que “são um fator determinante para a revitalização dos territórios rurais”.
“Só investindo de forma estratégica e sustentável, com mais tecnologia, inovação e inteligência artificial, podemos fazer crescer e renovar a esperança destes territórios. São todas estas causas que motivam a AJAP, os seus técnicos, entidades recetoras e os seus dirigentes”, disse Henrique Silvestre Ferreira.
Também o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, congratulou a AJAP pela “enorme importância para o concelho e distrito” desta nova Delegação da AJAP, trazendo “dinamismo e mais competitividade” à região.
Na cerimónia marcaram presença também várias entidades locais, regionais e nacionais, entre elas, o vice-presidente da CCDR Alentejo, Roberto Grilo, a vice-presidente do NERB, Ana Paula Inácio e o presidente da Ovibeja/ACOS, Rui Garrido. A sessão foi moderada por Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP. Entre as inúmeras personalidades presentes, estiveram vários deputados e responsáveis políticos da região, membros da Caja Rural del Sur (parceiro da AJAP), bem como dirigentes associativos, jovens agricultores e agricultores.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa