Methodus Seguros
Num contexto de incerteza crescente, os seguros agrícolas deixaram de ser um luxo ou formalidade para se tornarem instrumentos essenciais de gestão. Na Methodus Seguros acreditamos na evolução contínua e construímos caminhos para novas exigências de mercado.
A Methodus Seguros destaca-se pela procura contínua e dedicada de soluções adaptadas às necessidades de cada cliente. Prestamos um serviço de consultoria independente, assumindo o compromisso de identificar essas necessidades e ajustar as soluções às especificidades de cada contexto.
Estamos no mercado como Methodus desde 2022, mas contamos com profissionais com mais de 30 anos de experiência. Ao longo dessas três décadas, os conhecimentos e a experiência no setor segurador foram sendo consolidados, culminando no projeto que hoje é a Methodus.
Acreditamos que o setor primário da economia — que abrange atividades como a agricultura, pecuária, pesca, extrativismo vegetal e mineral — é essencial para o desenvolvimento de qualquer país. Este setor é uma fonte vital de matérias-primas para a indústria e para a alimentação, funcionando como motor da economia e criando condições para a fixação das populações fora dos grandes centros urbanos.
A agricultura é, por natureza, uma atividade de risco. Entre outros fatores, a dependência do clima, a volatilidade dos mercados, a escassez de mão de obra e a crescente complexidade legal e operacional tornam o setor particularmente vulnerável. Neste contexto, e atendendo ao crescente grau de exigência exercido sobre os proprietários de explorações agrícolas, os seguros surgem como ferramentas fundamentais para garantir a sustentabilidade e a resiliência das explorações.
Mas a proteção do setor agrícola vai além do campo: envolve também a gestão de pessoas, equipamentos, produtos e cadeias de logística. É nesta área que entram outros seguros estratégicos, como o D&O (Directors and Officers), os seguros de produtos, mercadorias, equipamentos agrícolas, ambiental, etc..
Ao contrário dos seguros de colheitas tradicionais, que exigem a avaliação de perdas no terreno, os seguros paramétricos baseiam-se em indicadores objetivos e previamente definidos no contrato de seguro, ajustados à geografia e à cultura a garantir. Neste contrato de seguro, o risco e as ocorrências são medidos de forma imediata e objetiva, em virtude de a garantia do contrato estar vinculada a dados meteorológicos.
Estamos perante um sinistro quando os parâmetros meteorológicos - considerados normais para a geografia e cultura - ultrapassam determinados limites previstos contratualmente, caso em que as garantias são automaticamente ativadas, garantindo rapidez no pagamento da indemnização.
Com a crescente profissionalização do setor agrícola e o aumento da contratação de mão de obra estrangeira, os produtores e gestores enfrentam novos desafios legais e de responsabilidade civil. O seguro D&O (Directors na Officers), tradicionalmente associado ao setor financeiro e de serviços, começa a ganhar relevância também na agricultura. Este tipo de seguro protege os gestores e administradores contra reclamações relacionadas com decisões tomadas no exercício das suas funções.
A modernização do setor impôs uma dinâmica do tipo industrial em que a mecanização da atividade e a logística passaram a ser pilares fundamentais da agricultura moderna. A implementação tecnológica de largo espectro, que vai desde estações meteorológicas, sistemas de rega inteligente, equipamentos de pulverização, máquinas para colheitas, etc., aumentou o grau de risco e a necessidade de proteção do agricultor, por exemplo, no transporte do fruto, desde a colheita até ao armazenamento, transformação, embalamento ou exportação.
Temos pois, os seguros de equipamentos agrícolas que são essenciais para proteger os ativos mais valiosos das explorações: tratores, alfaias, sistemas de regas, drones, entre outros. Estes seguros cobrem danos acidentais, avarias, incêndios ou furtos.
A agricultura moderna exige uma abordagem cada vez mais estratégica e profissional, obrigando a analisar os riscos com uma visão holística da atividade. A combinação de diferentes tipos de seguros - paramétricos, D&O, seguros de mercadorias e seguros de equipamentos - permite contruir uma rede de proteção abrangente, adaptada às especificidades de cada exploração agrícola.
Num contexto de incerteza crescente, os seguros agrícolas deixaram de ser um luxo ou formalidade para se tornarem instrumentos essenciais de gestão.
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa