A Lipor é entidade responsável pelo tratamento dos resíduos dos habitantes de oito municípios da Área Metropolitana do Porto: Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Valongo, Espinho, Gondomar, Porto e Póvoa do Varzim. Todos os dias são recebidas cerca de 1.400 toneladas de resíduos que são valorizados e recuperados permitindo a sua integração nos ciclos das matérias-primas.
Os resíduos urbanos são uma prioridade da política europeia e nacional. São de facto importantes e transversais a vários níveis: ambiental, económica e social, colocando-os no centro de uma “Economia circular”, pois podem potenciar uma gestão mais eficiente dos recursos naturais, reduzindo os impactes ambientais associados à sua utilização.
A 'Economia Circular' é, portanto, um conceito inerente à política da Lipor que continua na procura de novas e mais eficazes estratégias para a Gestão sustentável dos resíduos na sua área de intervenção.
No caso da Central de Valorização Orgânica da Lipor, esta recebe diariamente resíduos orgânicos provenientes de vários destinos: domicílios, restaurantes, mercados, hipermercados, cooperativas agrícolas, entre outros e através do processo de compostagem (processo natural de decomposição dos biorresíduos), é produzido o Nutrimais– um corretivo agrícola orgânico de elevada qualidade.
O Nutrimais é assim, um corretivo agrícola 100% natural e orgânico utilizado na agricultura em geral, mas particularmente na fruticultura, viticultura, viveiros e horticultura.
A máxima qualidade na origem e, consequentemente, no seu resultado final permite que o Nutrimais tenha os requisitos exigidos para a sua colocação no mercado e utilização em modo de produção biológica de acordo com o Decreto-lei 103/2015 de 15 de junho.
A aplicação regular do Nutrimais aos solos agrícolas é benéfica melhorando o seu arejamento e capacidade de retenção da água e nutrientes permitindo uma otimização destes recursos pelas plantas.
Com efeito, o Nutrimais fornece um conjunto de nutrientes às plantas que, de forma equilibrada, são lentamente libertados, colmatando as suas necessidades nutricionais.
A erosão ou desertificação dos solos é um problema que se tem vindo a agravar, principalmente devido ao impacte das atividades humanas. As técnicas agrícolas usadas fazem com que o teor de matéria orgânica disponível nos solos diminua, influenciando negativamente a sua estrutura. A matéria orgânica no solo é a base da pirâmide estrutural dos terrenos agrícolas e florestais, melhorando as características físicas e químicas do solo (apesar de nem sempre ser entendida como tal).
A utilização do Nutrimais nos solos agrícolas é um dos melhores exemplos de circularidade na agricultura, permitindo o fecho do ciclo da matéria orgânica – 'À terra o que é da terra!'
Contactos
Nutrimais (Lipor)
Rua da Morena, 805
4435-746 Baguim do Monte (Gondomar)
Portugal
Telefone: (+351) 229 770 107
E-mail: carlos.barbosa@lipor.pt
Site: https://nutrimais.pt/
www.agriterra.pt
Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa