Chaparro Agrícola e Industrial, S.L.
Informação profissional para a agricultura portuguesa

IVDP aumentou em 2019 investimento na promoção das DOP Porto e DOP Douro em 375 mil euros

22/06/2020

Em comunicado enviado às redações, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, IP (IVDP, IP), refere que, no contexto da pandemia, o Presidente do IVDP, IP, enquanto líder do Conselho Interprofissional do IVDP, IP, tem acompanhado e articulado com o Ministério da Agricultura todas as medidas de apoio ao setor vitivinícola no plano nacional e europeu.

“Deste esforço nacional resultaram já a criação de um conjunto de medidas (destilação e armazenamento) cujo valor de apoio ascende a 15 milhões de euros”, lê-se na missiva.

Do mesmo modo encontram-se, ainda, em fase de construção medidas adicionais de apoio à RDD atendendo à especificidade da região e dos seus vinhos.

Alto Douro Vinhateiro. Foto: Ana Clara
Alto Douro Vinhateiro. Foto: Ana Clara.

Ao mesmo tempo e com o objetivo de mitigar as consequências decorrente deste surto epidemiológico mundial, o IVDP, IP aumentou este ano, também, o investimento na promoção das DOP Porto e DOP Douro em cerca de 375 000 euros, atingindo agora um total de 2 065 135 euros.

O IVDP tem por missão certificar, controlar, promover, defender e proteger as denominações de origem e indicação geográfica da Região Demarcada do Douro (RDD).

Em 2019, com um volume de negócios de cerca de 571 milhões de euros (+2,4 %), as vendas de vinhos da RDD com DOP/IGP atingiram um novo recorde, com a contribuição do vinho do Porto (379 milhões de euros; +2,8 %) e do vinho do Douro (175 milhões de euros; +2,5 %).

“Com efeito, depois de oito anos consecutivos de diminuição da quantidade exportada de vinho do Porto, em 2019 verificou-se um aumento de 1,2 %, enquanto em valor o crescimento foi ainda mais acentuado (+2,8 %), o que significa que não só foram exportadas mais garrafas, como o foram a um preço médio mais elevado (+1,5 %)”, adianta o Instituto.

O IVDP recorda também que continua a apostar:

(i) no reforço das ações de promoção dos Vinhos da Região Demarcada do Douro, quer em mercados tradicionais e já consolidados, quer em mercados emergentes que começam a revelar-se promissores e onde existe muito espaço de crescimento para os vinhos do Douro e do Porto, não esquecendo o mercado nacional, principalmente numa vertente mais moderna, de produtos diferenciados e de qualidade elevada; e no

ii) forte incremento da defesa das Denominações Douro e Porto, num mundo cada vez mais global e em constante mudança e evolução, com múltiplas e variadas ofertas, mas em que denominações já consolidadas e tradicionais como “Porto” pelo valor económico que representam, são, cada vez mais, alvo de uso abusivo.

O IVDP, IP, representante do Estado e do Ministério da Agricultura na RDD e garante do equilíbrio Interprofissional, "continua apostado em envidar todos os esforços, no sentido de mitigar os efeitos desta pandemia ao nível de toda a fileira, culminando na declaração de vindima a ocorrer em julho próximo, respeitando e apelando, por isso, ao diálogo e concertação das respetivas profissões representadas naquele órgão. Destacamos, ainda, a nomeação recente e funcionamento do Conselho Consultivo do IVDP, IP.".

Por fim, o IVDP adianta que "continuará empenhado em contribuir para o desenvolvimento, crescimento e sustentabilidade económica, social e ambiental de todo o Alto Douro Vinhateiro", classificado pela UNESCO como património mundial da Humanidade.

REVISTAS

Cultivo Pera y Manzana

NEWSLETTERS

  • Newsletter Agriterra

    20/10/2025

  • Newsletter Agriterra

    13/10/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial