Informação profissional para a agricultura portuguesa
FEIRA VIRTUAL

Trator agrícola Deutz-Fahr 4080 E (ficha de produto)

13/07/2020
Imagen

Características

Motor-Farmotion. O formato compacto une-se a uma grande potência

Sob o capot recém desenvolvido trabalham arduamente os motores FARMotion Stage 3B de três cilindros, extremamente compactos. Especialmente desenvolvido para aplicações agrícolas, estes motores Common Rail possuem injeção eletrónica, uma capacidade otimizada, um sistema de recirculação do gás de escape (EGR) e um sistema de catalisador de oxidação diesel (DOC), fornecendo a máxima potência e um binário constante, mesmo a uma gama de velocidade reduzida.

O consumo de combustível, as emissões, as vibrações e o nível de ruído são extremamente reduzidos. Outras características novas incluem um sistema de refrigeração compacto com uma superfície de refrigeração alargada, um intercooler, um sistema de arrefecimento do combustível, um fluxo de ar otimizado com ventoinha viscoestática e um filtro de ar Powercore de duas fases com ejetor de pó. Ambos os sistemas sustentam a eficiência do motor e estão concebidos para longos intervalos de manutenção, bem como para trabalhos de manutenção rápidos e diretos. Com os motores FARMotion, a DEUTZ-FAHR prova uma vez mais o quão poderoso e eficiente pode ser um modelo utilitário compacto.

Equipamento de transmissão. O formato compacto une-se a uma grande precisão

A transmissão correta para qualquer perfil de funcionamento e a velocidade correta para qualquer trabalho - com a nova Série 4E irá superar qualquer desafio. Altamente eficiente com a máxima precisão. A escolha é sua. Estão disponíveis quatro variantes da transmissão mecânica. Uma transmissão de velocidades 12+3 simples com super-redutor para velocidades de 832 m/h até 30 km/h. Uma transmissão de inversor ECO totalmente sincronizada para velocidades de 1,6 km/h até 30 km/h, onde a velocidade final é atingida a apenas 1800 rpm, permitindo economizar combustível e reduzir o ruído.

Uma transmissão de inversor 15+15 com super-redutor com velocidades de 298 m/h até 40 km/h e uma versão ECO de 15+15 velocidades para a mesma gama de velocidade. A velocidade final é atingida a apenas 1800 rpm aqui. Com a nova Série 4E, a DEUTZ-FAHR prova novamente o quão preciso e eficiente pode ser um modelo utilitário compacto.

PTO - o formato compacto une-se a uma grande flexibilidade

A nova Série 4E também oferece uma grande variedade de opções para o equipamento da TDF. Existem quatro configurações à escolha: 540 ou 540/540ECO ou 540/540ECO/1000 ou 540/540ECO com TDF sincronizada. A TDF é ativada mecanicamente através de uma alavanca, a qual assegura um arranque suave. O modo da TDF para quando o veículo está parado é uma nova funcionalidade. É possível deixar a TDF ativada quando o condutor sai do trator, bastando para tal premir o respetivo botão. Caso este botão não seja premido, o motor desliga-se após sete segundos – a segurança vem em primeiro lugar!

Sistema hidráulico: o formato compacto une-se a uma grande versatilidade

Trabalhos dentro da exploração e dentro das instalações, as aplicações de tração e transporte, trabalho de campo e muito mais – as tarefas de um trator utilitário são extremamente variadas. Quando se trata do elevador do hidráulico traseiro da nova Série 4E nada é impossível. Como sempre com a DEUTZ-FAHR, o elevador mecânico traseiro é extremamente preciso e oferece um controlo sensível. Isto aumenta significativamente a velocidade de funcionamento como, por exemplo, nas cabeceiras no campo. Pode elevar até 3500 kg. O engate de três pontos de categoria II está disponível com extremidades esféricas ou com ganchos automáticos nos braços da ligação superior e inferior e estabilizadores mecânicos. Isto significa que também é possível utilizar equipamentos potentes. Para o equipamento hidráulico, existe uma seleção entre bombas de centro aberto de 42 l/min ou de 50 l/min para uma até três unidades de controlo na traseira. A direção é operada por uma bomba independente em ambas as versões. Isto significa que a potência hidráulica total está sempre disponível para os equipamentos. Com hidráulico traseiro, a DEUTZ-FAHR prova novamente o quão versátil pode ser um modelo utilitário compacto.

Travões - o formato compacto une-se a uma manobrabilidade e segurança excecionais

A gama de aplicações para os tratores utilitários é bastante abrangente, mas a área em que estes operam tende a ser apertada. É importante também que a máquina mantenha a sua aderência sob todas as condições do solo e possa ser controlada de forma fiável em qualquer situação. Para garantir isto, a DEUTZ-FAHR desenvolveu um eixo dianteiro muito especial para a classe utilitária. Em combinação com o capot compacto, permite um ângulo de viragem de até 55° (50° para os modelos com tração traseira). Esta manobrabilidade é inigualável. Consoante a versão da transmissão, o bloqueio do diferencial e a tração dupla são ativados mecanicamente (modelos de 30 km/h) ou eletro-hidraulicamente (modelos de 40 km/h). A tração máxima é sempre assegurada em todas as condições. Os modelos de tração dupla possuem dois cilindros de direção e um travão às quatro rodas, incluindo travões de disco em banho de óleo. Dependendo da situação, é possível travar todas as quatro rodas ou apenas as duas rodas do lado esquerdo ou do lado direito; além disso, a roda traseira direita ou esquerda pode ser travada individualmente através da válvula separadora dos travões. Tal fornece a máxima segurança: seja para quem for, onde quer que esteja e em todas as alturas. Com a nova Série 4E, a DEUTZ-FAHR prova novamente o quão manobrável e seguro pode ser um modelo utilitário compacto.

Cabina - a plataforma do condutor. O formato compacto une-se a um conforto excecional

A DEUTZ-FAHR coloca sempre o ênfase no condutor. Quer sejam condutores mais altos, baixos, magros ou bem constituídos, com braços e pernas longos ou curtos, todos irão sentir-se confortáveis na plataforma do condutor redesenhada. O volante e o assento confortável são ajustáveis individualmente. Existe muito espaço para permitir ao condutor mover-se livremente, em particular na zona dos pés. Os degraus e os corrimões de ambos os lados do trator tornam-no extremamente fácil de entrar e subir. Os controlos foram reorganizados logicalmente de acordo com a frequência com que são utilizados e identificados claramente através de um código de cores. O travão de estacionamento, os controlos da TDF e a ativação da tração dupla estão situados do lado esquerdo do condutor. À direita situam-se a transmissão e os controlos do bloqueio do diferencial, o acelerador manual, as definições dos regimes do motor, os controlos do elevador traseiro e as unidades de controlo hidráulicas. O novo visor central de informação no painel de instrumentos fornece informação contínua ao condutor acerca das condições de funcionamento do trator, na forma digital e analógica. A nova Série 4E oferece naturalmente uma vista desobstruída sobre todas as áreas de trabalho. O condutor tem a máxima visibilidade, mesmo em situações extremas. Isto torna não só o trabalho mais eficiente, como também melhora a segurança. O novo tapete de pés fabricado a partir de material isolante melhora o conforto. Minimiza os níveis de ruído, de vibração e de calor para o condutor. Com a nova Série 4E, a DEUTZ-FAHR prova novamente o quão confortável pode ser um modelo utilitário compacto.

Empresas ou entidades relacionadas

Mjcp - Auto-Agrícola Estremocense, Unipessoal Lda

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial