Informação profissional para a agricultura portuguesa
FEIRA VIRTUAL

Proradix (ficha de produto)

19/08/2020
Imagen

Proradix foi desenvolvido para utilização contra os agentes patogénicos do solo, em particular contra Rhizoctonia solani e Helminthosporium solani. Coloniza a rizoesfera mais rápido que os patógenos, criando um biofilme onde a disponibilidade de nutrientes e espaço para os fungos patogénicos se desenvolverem é limitado. Proradix produz quitinases não exógenas capazes de degradar as paredes celulares dos patógenos. Induz o SAR e ativa ISR aumentado a velocidade de reação de defesas específicas contra patógenos e stress abiótico. Impulsiona o crescimento radicular através de substâncias semelhantes a hormonas como as auxinas, citoquininas e etileno.

  • Composição: 3% Pseudomonas sp. estirpe DSMZ 13134 (6.6 x 1010 CFU/g)
  • Formulação: WP (Pó Molhável)
  • Culturas Autorizadas: Batata
  • Doenças controladas: Rhizoctonia solani, Helminthosporium solani


Modo de ação

  1. Competição pelo espaço: Proradix coloniza arizosfera mais rápido que os patógenos, criando umbiofilme onde a disponibilidade de nutrientes eespaço para as raizes se desenvolverem é limitado.
  2. Competição de nutrientes: Proradix, produz ácidosorgânicos e sideróforos (Pyoverdina e Enantio-Pyochelin), altamente eficazes em quelatar catiões metálicos (zinco, cobre e ferro), tornando-os menos disponíveis para os patógenos. O ferro é essencialpara iniciar o processo infeccioso.
  3. Proradix produz Quitinases não exógenas capazesde degradar as paredes celulares dos patógenos.
  4. Proradix induz SAR, correlado com a produçãodeácido salícilico, uma fito- hormona que induz aprodução de proteínas PR (relacionadas compatogénios), além de quitinas, peróxidos, lisossomase a deposição de lignina. Proradix é capaz de ativar ISR aumentando avelocidade de reação de defesas específicas contra patógenos e stress abiótico. ISR é trasmitido através de ácido jasmónico e etileno.
  5. Proradix impulsiona o crescimento radicular através de substâncias semelhantes a hormonas como as auxinas, citoquininas e etileno. Estas substâncias não têm um efeito direto nospatogénicos, contudo a estimulação radicular tornaa planta mais registente a stresses abióticos epatógenos.

CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Jovagro – Produtos Agrícolas, S.A.

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial