Informação profissional para a agricultura portuguesa
FEIRA VIRTUAL

Sinstar (ficha de produto)

03/03/2021
Imagen

Sinstar é um fungicida penetrante com base em azoxistrobina, pertencente ao grupo químico das estrobilurinas análogas. Inibe a respiração no complexo III. Efeito penetrante com mobilidade translaminar e lateral. Atividade predominantemente preventiva, mas também curativa e anti-esporulante. Sinstar possui atividade de transferência e contacto, além de ter uma forte resistência à lavagem, devido à grande estabilidade da molécula na água. É aconselhável aplicar Sinstar preventivamente.

Modo de Ação

A azoxistrobina é um fungicida de largo espectro com um novo modo de ação. Inibe o eletrão de transporte do citocromo bc1 dentro da mitocondria, resultando na paragem de formação de ATP com a consequente perda de energia do patogénio.
O largo espectro de ação é o resultado desta ação bioquímica comum a todas as espécies de fungos patogénios. A ausencia de ATP reflecte-se sobre todos os processos celulares consumidores de energia, muito particularmente nos estados de desenvolvimento dos fungos mais exigentes em energia, tais como a germinação e mobilidade dos esporos. Esta ação vai também incidir sobre o desenvolvimento do micélio e sobre a esporulação.

O Sinstar é um fungicida que possui propriedades de penetração, de sistemia e translaminares.
A maior parte do produto aplicado permanece na superfície da folha protegendo-a contra o ataque dos esporos, o que lhe confere características fortemente preventivas.
Nos fungos endoparasitas é muito importante a capacidade do Sinstar a em penetrar e redistribuir-se nas folhas permitindo-lhe ter uma ação curativa.
A ação sistémica pelo xilema e nomeadamente translaminar proporcionam uma proteção de toda a planta.

Persistência de Ação

Varia entre 7 a 14 de acordo com a cultura e as doenças.

Culturas

  • Cevada e Trigo (ferrugem, oídio, rincosporiose, septoriose e Leptosphaeria spp)
  • Tomateiro (alternariose, cladosporiose, míldio e oídio)
  • Vinha (oídio e míldio)

CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Jovagro – Produtos Agrícolas, S.A.

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial