Informação profissional para a agricultura portuguesa
FEIRA VIRTUAL

Lainxofre (ficha de produto)

19/08/2020
Imagen

Lainxofre-L é um fungicida de ação preventiva e curativa, indicado para combater o oídio e ácaros. O enxofre interfere na respiração celular a nivel das mitocôndrias e afeta a germinação das conídias impedindo o desenvolvimento do micélio do fungo. Lainxofre-L também apresenta ação erradicante secando as conídias e fragmentando os micélios. Possui um bom efeito de abrandamento sobre os ácaros tetraniquideos e sobre a erinose da vinha. A sua formulação em flow facilita o manuseio e a dosificação evitando a formação de pó.

Utilizações, concentrações, épocas e condições de aplicação

As aplicações de Lainxofre-L devem ser realizadas de acordo com o Serviço Nacional de Avisos Agrícolasou, na sua ausência, do seguinte modo:

  • Videira – oídio (Uncinula necator): 440 ml/hl. Em condições favoráveis e em vinhas de castas reconhecidas localmente como muito sensíveis ao oídio, usar apenas no período pré-floral.
  • Macieira – oídio (Podosphaera leucotricha): 370 ml/hl. Realizar aplicações ao abrolhamento. Repetir com 7-10 dias de intervalo ou em pomares muito atacados de 5 em 5 dias até ao fim do crescimento dosrebentos.
  • Macieira e Pereira – pedrado (Venturia inaequalis): 660-770 ml/hl antes da floração; 440 ml/hl após afloração. Iniciar as aplicações ao aparecimento da ponta verde das folhas e repetir no estado de botãobranco ou rosa usando a concentração mais alta. Os tratamentos durante a floração só serão efectuados emcultivares em que esta se prolongue por largo período de tempo ou perante condições climáticasfavoráveis à evolução da doença. Repetir à queda das pétalas, ao vingamento do fruto e com intervalos de10-12 dias se as condições climáticas favorecerem a doença, usando a concentração mais baixa.
  • Damasqueiro – oídio (Podosphaera clandestina): 240 - 400 ml/hl. Iniciar os tratamentos após a floraçãousando a concentração mais elevada. Realizar aplicações com intervalos de 10-15 dias utilizando a concentração mais baixa.
  • Pessegueiro – oídio (Sphaerotheca pannosa): 220 - 440 ml/hl. Iniciar os tratamentos após a floração usando a concentração mais elevada. Realizar aplicações com intervalos de 10-15 dias utilizando a concentração mais baixa.
  • Ameixeira, Amendoeira, Pessegueiro e Cerejeira – lepra (Taphrina deformans): 340 - 440 ml/hl antes da floração; 220 - 330 ml/hl após a floração. Realizar uma aplicação ao entumescimento dos gomos.Repetir sempre que o tempo decorra húmido e chuvoso até ao vingamento dos frutos. A primeiraaplicação deve ser realizada com a concentração mais alta e as restantes com a mais baixa. No pessegueiro, na aplicação feita ao entumescimento dos gomos, usar grandes volumes de calda mas evitar pulverizações a altas pressões para não destacar os gomos.
  • Ameixeira, Amendoeira, Pessegueiro, Damasqueiro e Cerejeira – moniliose (Monilinia laxa): 340-440 ml/hl antes da floração; 220 - 330 ml/hl após a floração. Realizar uma aplicação ao entumescimento dos gomos e no início da floração usando a concentração mais elevada. Se necessário repetir 10-15dias mais tarde. No damasqueiro, repetir em plena floração, à queda das pétalas e ao vingamento do fruto,usando a concentração mais baixa. No pessegueiro, na aplicação feita ao entumescimento dos gomos, usar grandes volumes de calda mas evitar pulverizações a altas pressões para não destacar os gomos.
  • Morangueiro – oídio (Sphaerotheca macularis): 220 ml/hl. Os tratamentos devem ser realizados após o aparecimento dos primeiros sintomas, em condições favoráveis à doença.
  • Pimenteiro, Melancia, Pepino e Abóbora – oídio (Leveillula taurica, Erysiphe cichoracearum): 220–330 ml/hl. Iniciar as aplicações quando as plantas apresentam 3-5 folhas definitivas. Repetir a intervalos de 2-3 semanas, se necessário.
  • Ervilheira – oídio (Erysiphe pisi): 165 - 220 ml/hl. Iniciar as aplicações quando as plantas apresentam 3-5 folhas definitivas. Repetir a intervalos de 2-3 semanas, se necessário.
  • Tomateiro e roseira – oídio (Leveillula taurica, Podosphaera pannosa): 220 - 440 ml/hl. Iniciar as aplicações quando as plantas apresentam 3-5 folhas definitivas. Repetir a intervalos de 2-3 semanas, senecessário.
  • Meloeiro – oídio (Erysiphe cichoracearum): 330 - 385 ml/hl. Iniciar as aplicações quando as plantas apresentam 3-5 folhas definitivas. Repetir a intervalos de 2-3 semanas, se necessário.
  • Beterraba sacarina – oídio (Erysiphe betae): 220 - 440 ml/hl. Iniciar as aplicações quando as plantas apresentam 3-5 folhas definitivas. Repetir a intervalos de 2-3 semanas, se necessário.
  • Crisântemo e Begónia – oídio (Oidium chrysanthemi, Microsphaera begoniae): 110 - 440 ml/hl. Iniciar as aplicações quando as plantas apresentam 3-5 folhas definitivas. Repetir a intervalos de 2-3 semanas, se necessário.

Modo de preparação e aplicação da calda

No recipiente onde se prepara a calda deitar metade da água necessária. Agitar bem a embalagem até oproduto ficar homogéneo. Numa vasilha juntar a quantidade de produto a utilizar com um pouco de água eagitar bem até obter uma mistura homogénea. Deitar esta mistura no recipiente e completar o volume de água, agitando sempre.

Volume de calda de 1000 L/ha.

As concentrações indicadas referem-se a pulverizações a alto volume. Quando a aplicação se faz com aparelhos de médio ou baixo volume (turbinas ou atomizadores), a concentração deve ser aumentada de talmodo que a dose de produto por hectare seja a mesma que no alto volume.

CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Jovagro – Produtos Agrícolas, S.A.

www.agriterra.pt

Agriterra - Informação profissional para a agricultura portuguesa

Estatuto Editorial