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Informação profissional para a agricultura portuguesa

De janeiro a maio de 2020, as matrículas caíram 14,7%

Tratores compactos e especiais representam dois terços do mercado português

Ángel Pérez

07/09/2020

Dois terços dos tratores agrícolas que operam nos campos agrícolas em Portugal são compactos/mini (>55 CV) ou os denominados 'especiais', centrados em culturas muito específicas, como a vinha e as árvores de fruto. O parque total é de cerca de 130.000 unidades e a evolução dos registos até ao momento demonstra que está a ser afetada pela pandemia.

Modelo da série de tratores Nexos de Claas

Modelo da série de tratores Nexos de Claas.

As peculiaridades da agricultura portuguesa fazem com que os tratores conhecidos como compactos ou mini - com potências inferiores a 55 CV, peso bruto total inferior a 3.100 kg e distância entre eixos inferior a 1.900m - e os ditos 'especiais' — largura abaixo de 1.950 mm —, representam aproximadamente dois terços do mercado. Só no ano passado foram registadas 2.868 e 1.413 unidades, respetivamente, o que representa 64% do total, conjuntamente com as 2.424 convencionais ou unidades standard.

Segundo dados fornecidos pela Associação do Comércio Automóvel De Portugal (ACAP), a frota total de tratores agrícolas era de cerca de 130.000 unidades em 2018, com uma idade média por unidade relativamente elevada:

  • Até 1 ano: 4.986 uds. (3,8%)
  • De 1 a 2 anos: 4.686 uds. (3,6%)
  • De 2 a 3 anos: 4.768 uds. (3,7%)
  • De 3 a 4 anos: 4.979 uds. (3,8%)
  • De 4 a 5 anos: 3.975 uds. (3,1%)
  • De 5 a 10 anos: 27.098 uds. (20,8%)
  • De 10 a 15 anos: 33.898 uds. (26,1%)
  • De 15 a 20 anos: 31.410 uds. (24,2%)
  • Mais de 20 anos: 14.200 uds. (10,9%)

No mesmo ano, os registos de propriedade dos novos tratores agrícolas, distribuídos por distrito, foram os seguintes:

  • Aveiro: 316 uds.
  • Beja: 356 uds.
  • Braga: 260 uds.
  • Bragança: 339 uds.
  • Castelo Branco: 231 uds.
  • Coimbra: 404 uds.
  • Évora:180 uds.
  • Faro: 181 uds.
  • Guarda: 267 uds.
  • Leiria: 381 uds.
  • Lisboa: 527 uds.
  • Portalegre: 105 uds.
  • Porto: 296 uds.
  • Santarém: 347 uds.
  • Setúbal: 168 uds.
  • Viana do Castelo: 175 uds.
  • Vila Real: 291 uds.
  • Viseu: 649 uds.
  • Açores: 146 uds.
  • Madeira: 7 uds.

A agricultura portuguesa é muito diversificada, existem basicamente três tipos de agricultores: pequenos agricultores, com parcelas que mal chegam a 2 hectares de extensão, com um perfil familiar claro e uma produção centrada principalmente no autoconsumo. Nestes casos, embora o trabalho manual seja predominante, é comum encontrar tratores de baixa potência.

A um nível superior estão as explorações de tamanho médio, que podem atingir 20 hectares em extensão, onde a mecanização domina, tanto em termos de trator e incorporação de sistemas de irrigação. Finalmente, em zonas muito específicas do país existem as grandes explorações agrícolas, que excedem 20 hectares e que exigem tecnologia de ponta. Este perfil, como é o caso noutros países europeus, continua a progredir e representa já cerca de 10% dos agricultores.

Neste cenário variado, o principal segmento de potência dos tratores agrícolas situa-se entre 40 e 120 cv, que em 2018, representava mais de 66% do total dos registos de novas unidades. Ajustando ainda mais o foco, pode-se ver que o intervalo entre 40 e 80 CV é o predominante.

Ao contrário de outros mercados, o segmento de alta potência ainda está longe destes registos. Além disso, à medida que o tamanho dos tratores aumenta, a procura é menor e, de facto, apenas cerca de 20 unidades são registadas acima dos 250 CV.

  • Menos de 25 CV: 8,2%
  • De 25 a 35 CV: 9,8%
  • De 35 a 40 CV: 7,3%
  • De 40 a 50 CV: 21,3%
  • De 50 a 80 CV: 19,3%
  • De 80 a 100 CV: 12,2%
  • De 100 a 120 CV: 13,3%
  • De 120 a 150 CV: 4,4%
  • De 150 a 200 CV: 2,9%
  • De 200 a 250 CV: 1,0%
  • Más de 250 CV: 0,4%
Matrículas de tratores agrícolas novos COMPACTOS
Marca 2019 Quota % 2018 Quota % 2017 Quota %
Linhai 365 12,7 2 0,1
Kubota 345 12,0 285 12,6 518 26,5
Daedong/Kioti 297 10,4 242 10,7 83 4,2
LS 255 8,9 197 10,1
New Holland 201 7,0 247 11,0 214
CF Moto* 187 6,5 118 5,2 8 0,4
Solis 160 5,6 123 5,5 59 3,0
Branson 98 3,4 60 2,7 48
Deutz-Fahr 93 3,2 105 4,7 118 6,0
Iseki 89 3,1 97 4,3 71 3,6
Landini 85 2,9 81 3,6 112 5,7
Lamborghini 84 2,9 76 3,4 78 4,0
Same 67 2,3 72 3,2 90 4,6
Quaddy* 60 2,1 60 2,7 7 0,4
TYM 55 1,9 41 1,8 28 1,4
KL* 54 1,9 15 0,7 1 0,1
Massey Ferguson 52 1,8 42 1,9 21 1,1
Hürlimann 48 1,7 57 2,5 43 2,2
Artic Cat* 44 1,5
McCormick 37 1,3 21 0,9 38 1,9
BRP 31 1,0
Dong Feng 31 1,0 42 1,9 46 2,3
Antonio Carraro 21 0,7 24 1,1 12 0,6
Arbos 19 0,6
Goldoni 16 0,5 21 0,9 23 1,2
John Deere 16 0,5 18 0,8 12 0,6
BCS 15 0,5 14 0,6 13 0,7
Ferrari 12 0,4 29 1,3 16 0,8
Lovol 7 0,3
Mitsubishi 7 0,3 17 0,8 32 1,6
Agrifarm 5 0,2
Yanmar 5 0,2
Bombardier* 2 0,1 16 0,7 1 0,1
DF* 2 0,1
Outros 3 0,1 36 1,6 69 3,5
TOTAL 2.868 100 2.254 100 1.958 100

* Quadros / Veículos especiais

Matrículas de tratores agrícolas novos ESPECIAIS
Marca 2019 Quota % 2018 Quota % 2017 Quota %
New Holland 220 15,5 122 9,4 343 19,6
Kubota 189 13,4 137 10,5 233 13,3
Deutz-Fahr 171 12,1 178 13,7 185 10,6
John Deere 137 9,7 145 11,1 237 13,5
Same 104 7,3 85 6,5 111 6,3
Hürlimann 90 6,4 57 2,5 43 2,2
Lamborghini 88 6,2 77 5,9 83 4,7
CF Moto* 57 4,0 40 3,1 14 0,8
BRP* 48 3,4 18 1,4 5 0,3
Solis 48 3,4 46 3,5 46 2,6
Landini 44 3,1 74 5,7 103 5,9
TYM 32 2,3 54 4,1 53 3,0
Arbos 26 1,8 4 0,3
Ant. Carraro 23 1,6 20 1,5 28 1,6
Fendt 18 1,3 9 0,7 11 0,6
McCormick 17 1,2 44 3,4 48 2,7
Massey Ferguson 16 1,2 9 0,7 3 0,2
Case IH 15 1,2 18 1,4 17 1,0
Quaddy* 12 1,0 23 1,8 11 0,6
Branson 9 1,0 13 1,0 11 0,6
Corvus* 9 1,0
Carraro 6 0,4 19 1,5 15 0,9
Ferrari 6 0,4 9 0,7 4 0,2
Goldoni 4 0,3 26 2,0 33 1,9
Iseki 4 0,3 8 0,6 4 0,2
Arbos Lovol 4 0,3 21 1,6 6 0,3
Artic Cat* 3 0,2 46 2,3
Kukje 3 0,2
Valtra 3 0,2 22 1,7 29 1,7
Claas 2 0,1
BCS 1 0,1 4 0,3 6 0,3
Detank 1 0,1
JCB 1 0,1
Linhai* 1 0,1 1 0,1 1 0,1
Outros 17 1,3 33 1,9
TOTAL 1.413 100 1.304 100 1.750 100

* Quadros / Veículos especiais

Matrículas de tratores agrícolas novos CONVENCIONAIS
Marca 2019 Quota % 2018 Quota % 2017 Quota %
New Holland 537 22,1 511 21,9 476 19,8
John Deere 462 19,1 477 20,5 382 15,9
Kubota 285 11,8 202 8,7 293 12,2
Deutz-Fahr 247 10,2 216 9,3 222 9,2
Valtra 123 5,1 113 4,8 77 3,2
Same 117 4,8 107 4,6 137 5,7
Case IH 106 4,4 96 4,1 118 4,9
Hürlimann 91 3,7 74 3,2 66 2,7
Lamborghini 80 3,3 79 3,4 87 3,6
Massey Ferguson 72 3,0 56 2,4 41 1,7
Claas 66 2,7 55 2,4 56 2,3
Solis 65 2,7 109 4,7 69 2,9
Fendt 54 2,2 68 2,9 69 2,9
Daedong/Kioti 42 1,7 68 2,9 171 7,1
Landini 32 1,3 44 1,9 60 2,5
McCormick 10 0,4 23 1,0 53 2,2
Outros 35 1,5 34 1,5 30 1,2
TOTAL 2.424 100 2.332 100 2.407 100

Um ano marcado pela Covid-19

Embora 2020 já tenha começado de forma negativa para as vendas de tratores agrícolas, a pandemia que começou em março acabou por complicar ainda mais as coisas.

Os dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), fornecidos pela ACAP, para o período de janeiro a maio de 2020, confirmam um cenário de declínio em relação ao ano passado, que acabou por ser muito positivo depois de recuperar o que se perdeu em 2018 devido à entrada em vigor do Mother Regulation e ao fim das séries em algumas linhas de tratores.

A queda acumulada até maio é de 14,7%, dividida da seguinte forma: Compacto -11,7%, Convencional -14,4% e Especial -20,8%.

No total, o número de registos nos primeiros cinco meses é de 2.430 unidades, das quais 2.380 correspondem a tratores novos e as restantes 50 a tratores usados. A distribuição por segmentos de potência foi a seguinte:

  • Menos de 25 CV: 333 uds. (novas) e 1 (usada)
  • De 25 a 35 CV: 225 - 1
  • De 35 a 40 CV: 166 - 0
  • De 40 a 50 CV: 519 - 3
  • De 50 a 80 CV: 416 - 7
  • De 80 a 100 CV: 207 - 4
  • De 100 a 120 CV: 326 - 7
  • De 120 a 150 CV: 94 - 8
  • De 150 a 200 CV: 58 - 11
  • De 200 a 250 CV: 21 - 4
  • Más de 250 CV: 15 - 4
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